O Site do Hardware Livre - OSHW

Ajuste de polarização de amplificadores - 4 (INS093)

Para amplificadores de áudio em push pull como os usados em pequenos rádios, gravadores e intercomunicadores antigos, a corrente de polarização depende dos resistores de polarização. Esses resistores podem ser alterados para compensar fugas nos transistores ou outras alterações de componentes que ocorrem com o tempo. A corrente de repouso desta etapa deve ficar próxima de zero, podendo ser usado um trimpot em lugar de R1 para o ajuste inicial. O instrumento usado é:

a) Multímetro comum

 

Procedimento

Na figura temos o modo de se conectar o multímetro na escala de corrente até 100 mA ou pouco mais, de modo a se ler o consumo do amplificador.

 

 Ajuste da Polarização de Amplificadores
Ajuste da Polarização de Amplificadores

 

Altere os valores de R1 e R2 de modo a obter o menor consumo e o som ideal de saída sem distorção. Podem ser usados trimpots em lugar de R1 para se chegar a um bom valor de polarização. Medindo-se a resistência do trimpot ele então será substituído por um resistor fixo.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Outros
Os outros, infelizmente, somos nós. (Les autres, hélas! Cest nous.)
Bernamos (1888 - 1948) - Carta de Palma - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)