O Site do Hardware Livre - OSHW

Ajuste da Polarização de Amplificadores - 2 (INS091)

Existem amplificadores com componentes discretos (transistores), normalmente de uso geral com potências de até 1 ou 2 W, que não fazem uso de um circuito de ajuste de polarização. A polarização e o consumo em repouso são determinados por um resistor de realimentação (Rx). Em alguns casos, pode ser necessário alterar esse resistor para reduzir o consumo, principalmente quando se trata de aparelho alimentado por pilhas que, por alterações de características pode estar consumindo muito.Para o ajuste precisamos de:

a) Multímetro comum

b) Resistor de 2,2 k

c) Trimpot de 1 M

 

Procedimento

Na figura temos o circuito típico de um amplificador desse tipo. Intercale o multímetro e retire Rx substituindo-o por R1 e P1 ligados da forma indicada.

 

 Ajuste da Polarização de Amplificadores
Ajuste da Polarização de Amplificadores

 

Intercale o multímetro na escala de correntes (0-100 mA) entre o (+) e a fonte de alimentação. Ajuste então P1 de 1 M? para a corrente de repouso indicada para o projeto do amplificador.
Uma vez ajustada, retire P1 e o resistor de 2,2 M? e meça sua resistência. Coloque então em lugar de Rx um resistor com o valor aproximado da resistência medida.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Aprovar
Aprovar tudo costuma ser ignorância; reprovar tudo, malícia. (Aprobarlo todo suele ser ignorância; reprobarlo todo, malícia.)
Gracián (1601 -1658) - O Político Dom Fernando, o Católico - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)