Existem amplificadores com componentes discretos (transistores), normalmente de uso geral com potências de até 1 ou 2 W, que não fazem uso de um circuito de ajuste de polarização. A polarização e o consumo em repouso são determinados por um resistor de realimentação (Rx). Em alguns casos, pode ser necessário alterar esse resistor para reduzir o consumo, principalmente quando se trata de aparelho alimentado por pilhas que, por alterações de características pode estar consumindo muito.Para o ajuste precisamos de:

a) Multímetro comum

b) Resistor de 2,2 k

c) Trimpot de 1 M

 

Procedimento

Na figura temos o circuito típico de um amplificador desse tipo. Intercale o multímetro e retire Rx substituindo-o por R1 e P1 ligados da forma indicada.

 

 Ajuste da Polarização de Amplificadores
Ajuste da Polarização de Amplificadores

 

Intercale o multímetro na escala de correntes (0-100 mA) entre o (+) e a fonte de alimentação. Ajuste então P1 de 1 M? para a corrente de repouso indicada para o projeto do amplificador.
Uma vez ajustada, retire P1 e o resistor de 2,2 M? e meça sua resistência. Coloque então em lugar de Rx um resistor com o valor aproximado da resistência medida.