O Site do Hardware Livre - OSHW

Ajuste da Polarização de Amplificadores - 1 (INS090)

Amplificadores de áudio com transistores em simetria complementar precisam de um ajuste da corrente de repouso para funcionarem satisfatoriamente.Se a corrente de repouso estiver excessiva pode haver dano e também distorção do sinal, assim como no caso da corrente abaixo da normal. Muitos amplificadores possuem trimpots de ajuste para essas correntes. Vamos ensinar a seguir como ajustar esses amplificadores. Para esta finalidade precisaremos de:

a) Multímetro ou voltímetro

b) Resistor de 10 ohm x 5 W (fio)

O procedimento descrito é válido para amplificadores de 1 a 200 W.

 

Procedimento

Na figura abaixo damos o circuito típico de saída de um amplificador e o modo de se ligar o resistor e o multímetro.

 

 circuito típico de saída de um amplificador
circuito típico de saída de um amplificador

 

Observe que ligamos o resistor em série com a alimentação para medir a tensão sobre ele. Este procedimento é uma forma de proteção para o instrumento que normalmente não deve ser usado com correntes muito intensas. O resistor serve de shunt externo, protegendo-o em caso de sobrecarga.

O fusível de proteção é importante para o caso de ocorrer alguma elevação maior de corrente ou problemas com o circuito.

Antes do ajuste devemos colocar o cursor do trimpot na posição de saturação, ou seja, todo para o lado do coletor do transistor., Nestas condições, a corrente cai para o valor mínimo. Se fizermos ao contrário, teremos uma corrente muito intensa logo ao ligar o amplificador. A figura abaixo mostra isso.

 

Colocando o trimpot na posição de saturação.
Colocando o trimpot na posição de saturação.

 

Feito esses ajuste, ligamos o circuito sem o alto-falante e colocamos o multímetro na escala mais baixa de tensões contínuas, observando a sua polaridade.

Vagarosamente vamos então ajustando o trimpot e observando a escala do instrumento. Numa escala de 1 V, por exemplo, com um resistor de 10 ?, a escala total corresponde a 100 mA. Assim, para um amplificador comum a corrente a ser ajustada estará entre 10 mA e 50 mA (0,1 e 0,4 V).

Será interessante pesquisar qual deve ser a corrente de repouso a partir do projeto ou manual do amplificador. Depois de ajustado o amplificador pode ser ligado normalmente, sem o resistor de teste.

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Jornal
Quando terminamos de ler os jornais, parece-nos que as notícias melhores ficaram para o dia seguinte.
Eno Teodoro Wanke Pensamentos Moleques - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)