O Site do Hardware Livre - OSHW

Levantando a curva de resposta de um Amplificador (INS087)

Um fator de grande importância para a avaliação da qualidade de um amplificador de áudio é o conhecimento da sua curva de resposta. Ela deve ser plana entre pelo menos 100 Hz e 15 000 Hz para um amplificador de boa qualidade. Se a curva não for fornecida pelo fabricante, podemos levantá-la usando apenas dois instrumentos, mais um resistor que deve ter o mesmo valor da impedância de entrada, um resistor com a resistência de saída e dissipação igual à potência. Para esta finalidade precisamos do seguinte equipamento:

a) Gerador de áudio

b) Voltímetro de áudio ou multímetro

 

Procedimento

A figura abaixo mostra como os diversos elementos para o teste devem ser interligados.

 

 Levantando a Curva de Resposta de um Amplificador
Levantando a Curva de Resposta de um Amplificador

 

Ajustamos inicialmente o gerador de áudio para uma frequência mínima abaixo do limite audível, em torno de 10 ou 15 Hz. O sinal produzido deve ser senoidal.

Abrimos então o nível do gerador e o volume para termos uma leitura mínima na escala, a agulha do instrumento começa a se mover. A partir daí vamos aumentando a frequência do gerador em passos controlados e vamos anotando no gráfico os valores encontrados.

As frequências escolhidas podem ser, por exemplo, 20 Hz, 50 Hz, 100 Hz, 200 Hz, 500 Hz, 1 kHz, 2 kHz, 5 kHz 15 kHz e 20 kHz.

O gráfico obtido será semelhante ao obtido na figura abaixo. Se nas frequências centrais da faixa houver saturação, reduza a intensidade do sinal e comece novamente os testes desde o início.

 

Gráfico obtido.
Gráfico obtido.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Vencer
Vim, vi, venci. (Veni, vidi, vici.)
Júlio César (100-44 a.C.) - Carta em que anuncia vitória em Zela - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)