O Site do Hardware Livre - OSHW

Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM (INS086)

Este procedimento também é válido para medir a sensibilidade de receptores de UHF e VHF usados em telecomunicações, radioamadores, etc.

 

O material necessário:

a) Gerador de sinais que chegue até a frequência do receptor testado

b) Voltímetro de alta impedância para sinais de áudio (multímetro CA)

 

Procedimento:

O circuito para análise da sensibilidade do receptor é mostrado na figura abaixo.

 

 Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM
Medindo a Sensibilidade de um Receptor de FM

 

Para receptores de comunicações dotados de silenciador (squelch) este recurso deve ser desligado.

Na saída do receptor ligamos um resistor de carga (de fio de 10 W) que tenha a impedância aproximada do alto-falante (que deve ser desligado). O voltímetro será ligado na escala que permita ler a tensão desenvolvida no resistor quando o volume está todo aberto.

Para medir a sensibilidade, ajustamos inicialmente o gerador de sinais com o tom modulador de modo que ele seja captado pelo receptor. Reduzimos o sinal e abrimos o ganho do receptor até o máximo.

Vamos então aumentando gradualmente a intensidade do sinal a partir de zero e ao mesmo tempo observamos a agulha do multímetro. Chegará o momento em que a agulha pára de subir, indicando a saturação do circuito.

Neste momento, paramos de aumentar a intensidade do sinal de saída do gerador de RF, e verificamos seu valor nos ajustes. Se isso ocorrer com o botão na posição 7 (de uma escala de 0 a 9) e com o fator de multiplicação de x0,01 mV teremos uma intensidade de sinal de 70 nV, sendo essa a sensibilidade do receptor analisado.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Natureza
Não acuses a Natureza! Ela fez a sua parte: / Agora faze a tua. (Accuse note Nature! She hath done her part; Do thou but thine.)
Milton (1608 1674) O Paraíso Perdido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)