A resistência medida com o multímetro não é a impedância de um alto-falante, mas sim a resistência ôhmica da bobina móvel, um valor muito menor que a impedância. Para medir a impedância é preciso fazer uso de um procedimento especial, para o qual precisaremos do seguinte material:

a) Gerador de áudio senoidal (ou gerador de funções)

b) Voltímetro de áudio ou multímetro

c) Amplificador de pequena potência

d) Potenciômetro de fio de 50 ?

 

Procedimento:

 

 Como Medir a Impedância de um Alto-Falante
Como Medir a Impedância de um Alto-Falante

 

A ligação dos elementos é a mostrada na figura. Este procedimento pode ser usado para determinar a impedância de alto-falantes de 2 a 100 ?.

Inicialmente, aplicamos o sinal ao alto-falante de modo a chegar perto da saturação. O sinal deve ser de 400 Hz com forma de onda senoidal Depois, ligamos o potenciômetro conforme mostra a figura, interrompendo a conexão ao alto-falante no ponto X. Anotamos a tensão medida no multímetro.

Depois que ligamos o potenciômetro, conforme mostra a figura, ajustamos esse potenciômetro para que a intensidade do sinal medido no potenciômetro caia à metade. Bastará então desligar o circuito e retirar o potenciômetro sem modificar sua resistência.

Medindo com o multímetro a resistência ajustada no potenciômetro ela terá o mesmo valor que a impedância do alto-falante testado.