NOSSAS REDES SOCIAIS -

Frequência de Ressonância de um Alto-Falante (INS077)

Para determinar a frequência de ressonância ao ar livre de um alto-falante comum será necessário utilizar os seguintes instrumentos:

a) Gerador de áudio (senoidal)

b) Amplificador (até uns 10 W)

c) Voltímetro de áudio ou multímetro de corrente alternada

d) Resistor R1 com aproximadamente 10 vezes o valor da impedância estimada para o alto-falante e uma dissipação de pelo menos 2 W (carbono)

 

O mesmo procedimento também pode ser utilizado para se determinar a frequência de ressonância do alto-falante numa caixa acústica.

 

Procedimento

O arranjo para os testes é mostrado na figura abaixo.

 

 Frequência de Ressonância de um Alto-Falante
Frequência de Ressonância de um Alto-Falante

 

Colocamos inicialmente o gerador de áudio em 1 kHz e ajustamos o volume do amplificador até chegar perto do ponto de saturação, ou seja, em que a distorção começa a ocorrer. Depois voltamos o gerador de sinais ao limite inferior da faixa de frequências e vamos aumentando a frequência ao mesmo tempo em que observamos a agulha do multímetro. Este instrumento deve ser colocado numa escala de CA que possibilite uma leitura confortável.

Quando nos aproximamos da frequência de ressonância a agulha deve subir, alcançando o ponto de máximo exatamente na frequência de ressonância. Basta então ler o valor da frequência diretamente na escala do gerador.

Pode-se perfeitamente usar um gerador de funções em lugar do gerador de áudio e um osciloscópio no lugar do voltímetro, monitorando-se a amplitude da imagem obtida.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Vaso
Se o vaso não está limpo, tudo o que nele derramares se azeda. (Sincerum est nisi vas, quidcumque infundis acescit.)
Horácio (65 8 a.C.) - Epístolas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)