Transformadores de alimentação podem aparecer com fios terminais dos enrolamentos sem identificação. Deste modo, fica difícil visualmente para o técnico saber qual é o enrolamento primário e qual é o secundário.

Se o transformador for de duas tensões também fica difícil saber qual é a entrada de 110 V e 220 V.

Damos a seguir o modo de se fazer a identificação dos enrolamentos de um transformador com a ajuda do multímetro. O multímetro deve ser colocado numa escala baixa de resistência (OHMS X10 ou OHMS X 100), e a prova é feita conforme mostra a figura 1.

 


 

 

No enrolamento primário, podemos identificar as tomadas de 110 V e 220 V pela resistência, já que, entre os extremos, para tensão de 220 V é medida uma resistência maior do que entre os extremos do enrolamento de 110 V.

No caso do enrolamento secundário de baixa tensão, a resistência apresentada é bem menor que a resistência do enrolamento de alta tensão, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Como prova adicional podemos ter a de isolamento entre os enrolamentos. A resistência entre qualquer terminal do enrolamento de alta tensão e qualquer terminal do enrolamento de baixa tensão deve ser maior que 10 M para um transformador sem problemas de isolamento.

Se nas provas de enrolamentos a resistência medida for infinita estaremos diante de um transformador com enrolamento aberto.

Num transformador com diversas tomadas, como os tipos de força usados em rádios antigos, podemos identificar em progressão cada tomada, pela sua resistência. Do mesmo modo que as tensões, as resistências medidas em relação ao 0 V estão em progressão.

O mesmo procedimento para identificação de tomadas também é válido para bobinas e choques de RF.

Em bobinas de baixas indutâncias, entretanto, a escala de resistências usada deve ser OHMS X1, pois normalmente os valores encontrados são pequenos. A resistência de um enrolamento de bobina pode ser tão baixa que multímetros comuns não conseguirão medi-la.

Neste caso também, uma medida de altíssima resistência indica que o enrolamento está interrompido.