O Site do Hardware Livre - OSHW

Mini Gerador de Sinais (INS376)

Monte um útil circuito de teste para a reparação de equipamentos de som, rádios, transceptores, gravadores, intercomunicadores, televisores e muitos outros. Usando apenas um circuito integrado, ele produz sinais contínuos, de áudio e modulados, unindo as características de um injetor às de um gerador de funções simples.

Os injetores comuns de sinais produzem normalmente sinais retangulares de 1 kHz aproximadamente que, pela sua riqueza de harmônicas, podem excitar as etapas de RF de rádios comuns de AM, OC e até mesmo FM, televisores e VHF.

No entanto, como a frequência fundamental é m uito baixa, as harmônicas obtidas no limite superior da sua faixa de atuação são muito fracas e em alguns casos pode haver dificuldades de excitação das etapas do aparelho em teste.

Uma maneira de se contornar esse problema é com a produção de dois sinais retangulares ricos em harmônicas. Um deles de baixa frequência produz o áudio propriamente dito que vai permitir qie o reparador “de ouvido” avalie o estado de funcionamento do aparelho analisado.

O outro sinal, de freqü6encia mais elevada, entre 200 kHz e 2 MHz, tem por finalidade gerar as harmônicas de frequências elevadas, para a excitação de circuitos de RF.

No nosso projeto, um sinal de áudio (baixa frequência) pode ser gerado de forma independente para provas de amplificadores, intercomunicadores e etapas de som de equipamentos em geral. Os dois sinais, produzidos simultaneamente, serve para a prova de etapas de RF de rádios, televisores, etc.

Na produção dos dois sinais, eles são combinados de modo a se obter excitação melhor, com áudio servindo de modulação.

O aparelho utiliza apenas um circuito integrado, apresenta baixo consumo e pode ser alimentado por pilhas ou baterias comuns. O sinal de grande intensidade, excita a maioria das etapas de aparelhos comuns.

 

Características:

Tensão de alimentação: 6 ou 9 V

Frequência do primeiro oscilador: 1 kHz (tip)

Frequência do segundo oscilador: 200 kHz a 2 MHz

Consumo: 5 mA (tip)

Amplitude máxima do sinal de saída: 6 ou 9 V conforme alimentação

 

Como Funciona

 

Usamos duas das quatro portas disparadoras de um circuito integrado 4093 como osciladores.

O oscilador de baixa frequência tem sua frequência determinada por R1 e C1. Nele temos o tom de áudio que pode ser alterado pela troca de valores de R1. Uma possibilidade interessante seria usar para R1 um potenciômetro de 100 k ohms em série com um resistor de 10 k ohms.

O oscilador de alta frequência tem por componentes básicos R2 e C2.O leitor também pode alterar os valores desses componentes e até mesmo optar pelo uso de um potenciômetro.

Os sinais dos dois osciladores são aplicados às outras portas do circuito integrado que funcionam como “amplificadores digitais” ou buffers.

A chave S2 seleciona o modo de operação dessas portas. Com S2 conectada ao positivo da alimentação, os buffers operam apenas com os sinais de baixa frequência do primeiro oscilador. O potenciômetro P1 tem por função controlar a intensidade dos sinais na saída do aparelho.

Com a chave na posição que conecta a saída ao pino 4 do CI, temos a combinação dos sinais de áudio com os de alta frequência, obtendo-se então uma forma de onda conforme a mostrada na figura 1.

 


 

 

 

Este sinal, que aparece amplificado no potenciômetro P1 é obtido na saída do aparelho para uso externo.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

 


 

 

 

Na figura 3 temos a placa de circuito impresso para essa montagem.

 


 

 

 

Os resistores são de 1/8 W e para as pilhas ou bateria deve ser usado soquete ou conector apropriado. O conjunto pode ser instalado numa caixa conforme mostra a figura 4.

 

 


 

 

 

Para a saída de sinal use um jaque com um pedaço de fio blindado onde teremos também a ponta de prova e uma garra jacaré para conexão ao circuito em teste.

O leitor pode ainda acrescentar um LED com um resistor de 1 k depois de S1 para indicar que o aparelho se encontra ligado. O consumo adicional com esse elemento é pequeno, não influindo muito na durabilidade das pilhas ou bateria.

 

Prova e Uso

Para provar o aparelho basta injetar o seu sinal na entrada de áudio de um amplificador com S2 na posição de áudio e depois na antena de um rádio comum AM com S2 na posição RF. Deve haver a reprodução clara do sinal.

Para usar, escolha a função e ajuste a intensidade do sinal em P1 para obter uma boa excitação (mas sem saturação).

Ligue a garra ao terra do aparelho em prova e aplique o sinal nas entradas das etapas que devem ser testadas.

 

Semicondutores:

CI-1 – 4093 – circuito integrado CMOS

 

Resistores:

R1 – 47 k ohms x 1/8 W – amarelo, violeta, laranja

R2 – 4,7 k ohms x 1/8 W – amarelo, violeta, vermelho

P1 – 1 k ohms – potenciômetro linear

 

Capacitores:

C1 – 47 nF – poliéster ou cerâmico

C2 – 220 pF – cerâmico

C3 – 10 nF – poliéster ou cerâmico

C4 – 100 nF – cerâmico

 

Diversos:

S1 – Interruptor simples

S2 – Chave de 1 polos x 2 posições

B1 – 6 ou 9 V – 4 pilhas ou bateria

J1 – Jaque de saída

Placa de circuito impresso, soquete para o CI (opcional), suporte para pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, cabo blindado, ponta de prova, garra jacaré, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Amigos
Quando meus amigos são caolhos, olho-os de perfil. (Quand mes amis sont borgnes , jê lês regarde de profit.)
Joubert (1769 - 1799) - Penamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)