O Site do Hardware Livre - OSHW

Circuitos específicos para prova de componentes (INS040)

Existem casos em que, para verificar o estado de um componente é interessante montar de forma improvisada um circuito simples de prova. A disponibilidade de uma matriz de contactos para esta finalidade é importante para estes casos, assim como de uma pequena fonte de alimentação. Isso ocorre, por exemplo, no caso de certos componentes específicos como SCRs, TRIACs, IGBTs , Power-FETS, circuitos integrados em que somente podemos ter certeza de que eles estão bons, simulando seu funcionamento num circuito mais simples. Um exemplo disso ‚ mostrado na figura 1 em que montamos um circuito oscilador com um 555 para verificar se esse componente está bom.

 

 

Se o LED, neste circuito, piscar é sinal de que o circuito integrado se encontra em bom estado. Veja que esse mesmo circuito também serve para outros tipos de prova como:

 

a)Ligando pontas de prova em série com R1 o circuito se transforma num provador de continuidade.

b)Capacitores eletrolíticos podem ser testados na faixa de 1 a 1000 uF

c)LEDs podem ser testados com esse circuito.

 

Em alguns casos, o teste com a montagem de um circuito é a única solução para a comprovação de estado, principalmente se o componente não estiver num aparelho. Evidentemente, os testes podem ser muito mais completos se dispusermos de elementos avançados de análise para verificar o funcionamento num circuto de teste. Por exemplo, podemos montar o circuito de teste e fazer sua análise com um osciloscópio. Isso permite não só verificar se o componente está bom como também levantar sua curva características.

 

No nosso site teremos diversos circuitos de prova desse tipo, mostrados na forma virtual com  o Multisim que, não só permitem sua simulação, como também contém os instrumentos virtuais, tais como o osciloscópio para mostrar as formas de onda, curvas características, etc.

 

O que essas simulações vão mostrar é justamente o que o leitor vai ter na prática ao fazer o mesmo teste com instrumento e componente reais.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Amigos
Fazer amigos não é tudo. É mister conservá-los.
François DAmbroise - Citado por Afonso Arinos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)