Os diodos e transistores estão presentes em quase todos os aparelhos eletrônicos, o que significa que a possibilidade de se contar com um teste específico destes componentes não é tão inconveniente. Existem muitos provadores de transistores e diodos baratos que podem dar indicações seguras e importantes, muito mais que as obtidas com os multímetros e provadores de continuidade. Na figura 1 temos o aspecto de um provador de transistores que além de “dizer” se ele está  bom ou ruim também fornece indicações de seu ganho.

Transistores praticamente de todos os tipos podem ser testados com este aparelho. Um fato importante que merece ser destacado é que muitos multímetros, mesmo de baixo custo, incluem como recurso adicional a possibilidade de se provar diodos e transistores, ou seja, possuem o provador de diodos e transistores incorporados. Assim, se o leitor não tem ainda um multímetro e pretender adquirir um que tenha todos os recursos possíveis que tal pensar num que também tenha o recurso da prova de transistores?

 

O que estes provadores fazem é simplesmente polarizar o transistor em teste em condições determinadas de funcionamento e medir seus parâmetros, ou seja, verificar seu ganho, fuga e eventualmente outros. Na figura 2 temos um circuito de teste típico de um desses provadores que o leitor pode montar para seu uso.

 

 

Aplicando-se uma corrente conhecida à base, a corrente de coletor vai depender do ganho. Assim, o medidor de corrente ligado ao coletor do transistor pode ser calibrado diretamente em função do ganho. Provadores mais simples, em lugar do instrumento indicador podem ter apenas LEDs ou dar a indicação sonora. Para os diodos a prova consiste em se polarizar o diodo no sentido direto e inverso verificando a corrente que circula. Nos itens posteriores deste livro veremos em pormenores como isso funciona e como pode ser feito com outros instrumentos.