O Site do Hardware Livre - OSHW

Uso do Osciloscópio na Escola – 23 - Transdutor Capacitivo de Força (INS599)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Com este experimento verificaremos como funciona um transdutor capacitivo de construção improvisada.

Vamos montar uma pequena balança que nada mais é do que um capacitor com uma das placas móvel, de modo que a colocação de um pequeno peso sobre ela altere a capacitância e isso possa ser verificado pelo osciloscópio.

Para que a placa possa se movimentar ela é apoiada sobre dois pedaços de espuma, mas podem ser criados outros arranjos, por exemplo, usando molas.

Um bom desafio para estudantes seria fazer com que eles criassem o sistema móvel de pesagem, usando molas, alavancas e outros recursos mecânicos acoplados ao sensor capacitivo.

Para este experimento precisaremos do seguinte material:

- Um osciloscópio conforme indicado na introdução.

- Um sensor de pressão (pode ser construído com duas tiras de alumínio ou mesmo placa de circuito impresso de 5 x 20 cm e esponjas ou ainda com molas, dependendo da imaginação do experimentador). A separação entre as placas é da ordem de 1 cm.

- Um resistor de 10 k ohms x 1/8 W.

- Um gerador de funções de 10 kHz senoidal.

Na figura 1 temos o arranjo dos componentes para a realização deste experimento.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Procedimento:

- Ajuste a amplitude do sinal de saída senoidal do gerador para aproximadamente 10 V. A frequência deve ser de 10 kHz.

- Coloque o osciloscópio em EXT para o canal X e ajuste os controles para que na tela apareça um traço vertical, conforme mostra a figura 1.

- Meça o comprimento do traço e anote seu valor.

- Coloque então sobre o sensor vários pesos anotando os valores obtidos com cada um na tela no traço do oscilograma.

Faça um gráfico de correspondência entre o comprimento do traço (amplitude da tensão vertical) com o peso no sensor. Com isso pode ser obtida a curva de calibração do sensor.

 

Análise:

O que o experimento proposto faz, na realidade, é transformar a capacitância do sensor (a qual é função do peso ou pressão) em uma tensão vertical que pode ser medida pelo osciloscópio.

Com isso, podemos demonstrar o princípio de funcionamento de um sensor capacitivo.

Evidentemente, a sensibilidade dependerá do arranjo e os alunos podem ser convidados a criar arranjos de maior sensibilidade.

Uma boa competição entre os alunos seria de justamente premiar o grupo que conseguir um sensor de maior sensibilidade.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adâo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)