NOSSAS REDES SOCIAIS -

Uso do Osciloscópio na Escola – 19 - Característica Corrente x Tensão num Diodo de Germânio - (INS595)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Este é um experimento clássico nos cursos técnicos e de engenharia eletrônica. Através dele visualizamos a tensão num diodo num retificador de onda completa.

Usando o sinal de uma fonte de corrente alternada, que pode ser o enrolamento secundário de um pequeno transformador de 6 V, levantamos a curva característica pela tensão que aparece num resistor em série com o diodo.

Para isso precisamos então do seguinte material:

- Um transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 a 12 V e corrente entre 50 e 300 mA. Também pode ser usado um gerador de funções.

- Um diodo de germânio que pode ser o 1N34 ou 1N60.

- Um resistor de 100 ohms x ½ W

- Um resistor de 1 k ohms x 1/8 W

- Um resistor de 10 k ohms x 1/8 W

- Dois interruptores simples (se a montagem for feita numa matriz de contatos, podemos usar em seu lugar simples jumpers).

- Um osciloscópio, por exemplo, do tipo indicado na introdução.

Na figura 1 temos o diagrama mostrando como os diversos elementos são interligados neste experimento.

 ins0595 0001

Figura 1 – Diagrama

 

Procedimento

- Abra o interruptor S1 e feche S2. Ajuste a fonte de alimentação para zero inicialmente.

- O canal X do osciloscópio deve ser colocado em EXT (sincronismo externo). Ajuste os ganhos para que a imagem fique centralizada.

- Abra então a saída de tensão da fonte de modo que se obtenha a imagem mostrada na figura 1.

Analise:

Observe então o setor em que se inicia a condução, anotando o valor da tensão em que a condução se torna plena. Para os diodos de germânio, como o testado, isso ocorre com uma tensão em torno de 0,2 V.

Como prosseguimento do experimento, pode-se levantar a curva de um doido de silício e fazer a comparação dos setores em que o componente começa a conduzir.

Analise também o bloqueio do diodo no setor em que ele está polarizado no sentido inverso.

Faça um relatório explicando o que você entendeu neste experimento.

Uma ideia é dar prosseguimento ainda maior para o trabalho de análise colocando no circuito um diodo que apresente fugas, comprovando isso pela curva obtida.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Mudar
Quanto mais isso muda, mais fica a mesma coisa. (Plus as change, plus cest La même chose.)
Alphonse Karr (1808 1890) As Vespas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)