O Site do Hardware Livre - OSHW

Como usar o Multímetro na prova de continuidade (INS037)

 

a) Selecione a escala de resistências apropriada (Ohms x10, x100 ou x1k).

 

b) Encoste uma ponta de prova na outra e ajuste o "zero adj" para que o ponteiro marque zero. Esse ajuste compensa as diferenças de tensão na prova que ocorrem quando a pilha interno do instrumento se desgasta, de modo a manter a precisão.

 

c) Encoste as pontas de prova no componente que deve ser testado e leia a resistência correspondente na escala.

 

d) Se a leitura estiver muito próxima das extremidades da escala, dificultando a identificação do valor, mude des escala, se o multímetro for analógico. Se o multímetro for digital, pode haver um sinal sinal de que a escala não está alcançando o valor medido, devendo ser feita sua mudança. Veja na figura 1.

 

No caso do multímetro, o valor da resistência é que dirá se temos ou não continuidade, dentro da faixa que citamos no início e que pode variar conforme o componente. Em geral, para a prova de continuidade de componentes eletrônicos damos preferência às escalas mais baixas (x1, x10 ou x100). Em alguns multímetros existe a função "prova de continuidade" em que, a indicação é sonora.  Um oscilador interno produz um tom quando se constata uma baixa resistência nos circuitos provados.


Observação importante: todas as provas de continuidade são feitas com a utilização da bateria interna do provador como fonte de energia. Assim, os componentes testados devem estar obrigatoriamente fora do circuito ou com pelo menos um dos terminais desligados. Os circuitos, por sua vez devem estar com sua alimentação desligada para este tipo de prova.

 

No primeiro caso é importante notar que, uma falsa indicação de continuidade pode ser obtida se a corrente tiver mais de um percurso possível, conforme mostra a figura 2.

 

 

Neste circuito, em que um capacitor é provado, a corrente que vai acionar o provador, na verdade circula por um circuito externo, dando assim a falsa indicação de que o capacitor se encontra em curto. O circuito em teste também deve estar desligado para que sua tensão não venha causar dano ao multímetro.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Morte
Quando se morre, é por muito tempo. (Quando n est mort, cest pour long temps.)
Marc-Antoine Désaugiers (1772- 1827) Cançes - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)