Característica Corrente x Tensão de um Diac - Uso do Osciloscópio na Escola – 16 (INS414)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Os diacs são diodos de 4 camadas usados como elementos de disparos para tiristores (SCRs, Triacs, etc.) apresenta uma curva características que lembra um pouco a dos diodos zener,exceto pelo fato de serem componentes com comportamento bilateral e um disparo abrupto.

A finalidade deste experimento é visualizar a curva característica de um diac num osciloscópio, com o arranjo mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Para este experimento, além do osciloscópio precisaremos do seguinte material:

- Uma fonte de tensão alternada com um valor de pico maior do que a do diac analisado. 30 a 50 V, por exemplo. Pode ser um transformador.

- Um diac comum (normalmente a tensão desses componentes está entre 25 e 32 V).

Um resistor de 10 k.

 

Procedimento:

- Ajuste o canal X do osciloscópio para EXT e o ganho para o ponto de menor sensibilidade. Ligue o circuito.

Ajuste o ganho dos dois canais para visualizar na tela a imagem mostrada na figura 1.

 

Análise:

Conforme podemos, a curva característica de um diac mostra um comportamento simétrico.

Observe que o disparo é feito de forma abrupta que é uma característica importante deste componente quando usado no controle de triacs e SCRs.

Analise a curva e procure comparar com o circuito equivalente de um diac que pode ser encontrado no site.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Natureza
Não acuses a Natureza! Ela fez a sua parte: / Agora faze a tua. (Accuse note Nature! She hath done her part; Do thou but thine.)
Milton (1608 1674) O Paraíso Perdido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)