Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Este é um experimento importante nos cursos técnicos, pois serve para demonstrar a defasagem causada pela presença de uma indutância num circuito.

Não precisamos entrar em pormenores técnicos sobre o funcionamento de indutores, capacitores e resistores em circuitos RC, RL, LC e RLC em circuitos de corrente alternada, assim passamos diretamente ao experimento mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Procedimento

Em lugar do gerador de funções pode ser usado um pequeno transformador de 6 a 12 V realizando-se o experimento com uma frequência de 60 Hz em lugar de 100 Hz.

Para indutâncias menores pode-se usar uma frequência proporcionalmente mais elevada.

a) O gerador de funções deve ser ajustado para produzir um sinal senoidal de 100 Hz com uma amplitude de 2 a 12 V.

b) O circuito é ligado da forma mostrada na figura com o uso da modulação externa, devendo, portanto, ser ajustado para EXT.

c) Os ganhos dos canais são então ajustados para se obter o padrão mostrado na figura 1, ou seja, um círculo.

d) Pelo ganho dos canais podemos saber qual é a indutância colocada no circuito.