O Site do Hardware Livre - OSHW

Medida de Indutâncias com o Osciloscópio - Uso do Osciloscópio na Escola – 11 (INS399)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Quando se diz que o osciloscópio é o instrumento de maior utilidade numa bancada de trabalhos eletrônicos, muitos contestam dizendo que é o multímetro e mesmo outros fazem o que o osciloscópio não faz.

Se bem que os osciloscópios modernos tenham muito mais recursos do que um osciloscópio comum, talvez o que os leitores não sabem é que ele também pode ser usado em medidas diferentes como resistência, capacitâncias e até indutância como demonstraremos neste artigo. (Veja no artigo anterior INS398 como medir capacitâncias).

A ideia básica neste experimento é utilizar a constante de tempo RL de um circuito para medir a indutância de um indutor desconhecido.

Pode-se trabalhar no experimento com bobinas de grande indutância, como os enrolamentos primários de pequenos transformadores de alimentação.

A frequência do gerador usado, que deve produzir sinais retangulares, depende da indutância a ser medida.

Para frequências da ordem de Henry (1 a 10 Henry) uma frequência de 1 kHz deve ser usada. Para indutores de 1 mH a 100 mH deve-se usar pelo menos 10 kHz e para indutâncias maiores, de 100 kHz a 1 MHz.

Deve-se escolher a frequência para que, no arranjo da figura 1 seja visualizada a forma de onda triangular mostrada.

 

Figura 1
Figura 1

 

Como no experimento anterior, podemos usar em lugar do gerador de funções um oscilador retangular de 1 kHz 100 kHz com o circuito integrado 555.

 

Oscilador de 1 kHz com o 555

No circuito da figura o 555 funciona como um multivibrador astável gerando um sinal cuja forma de onda é perfeitamente retangular. Os valores de ti e t2 ou seja, a duração e o intervalo entre os pulsos produzidos são calculados em função de R1, R2 e C1 pelas seguintes fórmulas:

ti = O,693(R1 + R2).C1

t2,= O,693(R2).C1

A frequência de operação do oscilador pode ser determinada pela seguinte fórmula:

 


 

 

Para os valores dados no diagrama o oscilador produzirá um sinal de aproximadamente 1kHz. Para a montagem de um oscilador de frequência variável, o resistor R2 de 75 k pode ser trocado por um potenciômetro de 100 k o qual terá ligado em série um resistor de 10 k.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Procedimento:

a) O gerador deve ser ajustado para produzir um sinal de frequência de acordo com a ordem de grandeza do indutor a ser medido e uma amplitude de 5 a 10 V com ciclo ativo de 50%.

b) O canal Y a ser usado no experimento deve ser ajustado para trabalhar com sinais alternados (AC) de modo a bloquear qualquer componente contínua.

c) O valor de pico do sinal obtido no osciloscópio deve ser medido e comparado com a curva de calibração obtida anteriormente com o uso de indutores de valores conhecidos.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Velhice
Grande foi outrora o respeito cabeça encanecida. (Magna fuit quondam capitis reverentia cani."
Ovídio (43 a.C - 17 d.D.) - Fastos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)