O Site do Hardware Livre - OSHW

Por que preciso ter um osciloscópio? (INS583)

Nos antigos tempos da eletrônica era suficiente para o bom técnico possuir um bom multímetro que a maioria dos circuitos podia ser analisada e seus defeitos encontrados em muito esforço. No entanto, a tecnologia eletrônica avançou, e hoje somente um multímetro não é suficiente para que um bom técnico realize de modo eficiente seu trabalho. É preciso mais, e esse mais é justamente o osciloscópio, de que trataremos neste artigo.

Há algum tempo atrás ter um bom osciloscópio para a bancada de reparação, manutenção ou trabalhos ou desenvolvimento de circuitos eletrônicos era um sonho para a maioria dos profissionais.

Os osciloscópios analógicos, que eram os únicos disponíveis até então eram caros e também limitados, pois suas faixas de frequências não eram muito amplas, a ponto de atender as exigências desses profissionais.

No entanto, à medida que a própria tecnologia eletrônica dos aparelhos reparados ou em desenvolvimento avançou, também avançou a tecnologia dos osciloscópio.

Assim, se o leitor ler nosso artigo A Escolha de um Osciloscópio (INS286) patrocinado pela Keysight (Agilent Technologies) verá que era relativamente simples escolher um osciloscópio para seu trabalho, pois os tipos disponíveis eram limitados.

Hoje, o profissional precisa ter em mente que ele não apenas precisa de um osciloscópio, mas diante da variedade de tipos disponíveis, deve saber escolher um que se adapte ao seu tipo de trabalho.

O investimento, que ainda não é baixo, mas é acessível deve ser plenamente recompensado pela utilização eficiente do instrumento em seu trabalho.

 

O que fazer com um osciloscópio

Se por muito tempo o multímetro o foi considerado o mais importante de todos os instrumentos da bancada, e realmente ainda é, o osciloscópio reúne não só suas funções como vai além.

Em suma, o osciloscópio complementa o multímetro realizando as mesmas medidas, mas de forma mais completa, pois permite a analise dinâmica dos eventos que estão ocorrendo num circuito.

Por exemplo, enquanto o multímetro apenas mede uma tensão alternada num circuito, com o osciloscópio podemos medir esta tensão, visualizar sua forma de onda, detectando deformações, presença de transientes e medindo sua frequência, período, fase e muito mais.

Isso significa que, muito mais do visualizar formas de onda o osciloscópio moderno pode oferecer recursos que os osciloscópios antigos que utilizavam poucos recursos limitados por um TRC (Tubo de Raios Catódicos) podiam ter.

O osciloscópio moderno é do tipo digital, leve e compacto e seu custo dependerá apenas do número de recursos que ele pode oferecer.

A Keysight (novo nome da divisão de instrumentação da Agilent Technologies) oferece em nosso país uma linha de osciloscópio muito grande, indo dos tipos de baixo custo para o profissional de pequeno porte e escolas até os tipos avançados para os laboratórios de desenvolvimento de manutenção de equipamentos sofisticados em grandes empresas.

No nosso artigo INS363 mostramos aos leitores quais são as características principais que devem ser analisadas ao se procurar um osciloscópio que atenda às suas necessidades.

Neste artigo abordamos apenas as necessidades básicas, já que tipos avançados podem exigir muito mais e aí entra em ação o conhecimento do profissional que vai utilizá-lo.

 

Tipos e Preços

Para os profissionais que necessitam de instrumentos acessíveis com excelente gama de recursos e larguras de banda de 70 a 200 MHz, sugerimos os tipos da série InfiniVision 2000X .

 

Osciloscópio da série 2000X
Osciloscópio da série 2000X

 

Para os profissionais das telecomunicações que necessitam de uma banda mais ampla de frequências, sugerimos os tipos da série Infinivision 3000T da série X ou InfiniVision da série 4000X.

E, para os que precisam de muito mais temos os da série Infinium que chegam a 33, 63 e até mesmo 80 GHz.

 

Veja mais no site:

http://www.keysight.com/pt/pcx-x2015004/oscilloscopes?nid=-32546.0&cc=BR&lc=por 

Todos contam com uma grande quantidade de recursos adicionais como tipos diferentes de ponta de provas, conectores, e muito mais.

 

Como aprender a usar

A Keysight dispõe no seu site de um Kit Educacional de Osciloscópio, totalmente em português, em que são dadas lições sobre o uso deste instrumento, de uma forma muito didática que, inclusive pode ajudar professores a preparar suas aulas.

Veja como baixar o kit em: https://www.keysight.com/main/editorial.jspx?cc=BR&lc=por&ckey=2680906&id=2680906 

Temos ainda disponível o nosso livro: Osciloscópio – Primeiros Passos em que ensinamos muito sobre o uso deste instrumento.

 

Veja como comprar este livro em:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/biblioteca-do-instituto/8434-osciloscopio-primeiros-passos 

 


 

 

 

Para comprar osciloscópio Keysight (Agilent) acesse:

http://www.keysight.com/main/contactInformation.jspx?pageMode=HB&tmprop=H2B&cc=BR&lc=por 

E, neste site na seção de instrumentação você encontrará uma infinidade de artigos sobre Osciloscópio, desde seu princípio de funcionamento até seu uso nas mais diversas aplicações.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Servir
Servir só para si é não servir para nada. (Cest nétre bon rien de nétre bon qu soi.)
Voltaire (1694 - 1778) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)