O Site do Hardware Livre - OSHW

Seguidor de Sinais (INS355)

Este artigo é baseado no microamplificador do ART2765, mas pode ser elaborado com outros amplificadores da mesma faixa de potência. Também podem ser encontrados no site diversos artigos ensinando como usar um seguidor de sinais.

A técnica de se acompanhar o sinal num aparelho suspeito, é das mais eficientes na localização de falhas. Ligando a entrada do seguidor em etapas sucessivas de um equipamento podemos acompanhar o sinal até o ponto em que seu desaparecimento ou distorção indique uma anormalidade.

Com isso, reduzimos a uma área de poucos componentes a pesquisa do possível defeito.

Nesta versão o micro-amplificador funciona muito bem, podendo acompanhar tanto sinais de RF como de áudio, os quais aparecerão com excelente volume num alto-falante. Sua alimentação será feita com 4 pilhas médias ou pequenas, ou seja, 6 Volts.

Instalado numa caixa apropriada, teremos um aparelho de grande utilidade para os trabalhos de reparação.

 

1 micro-amplificador montado

1 alto-falante de 8 Ω

1 potenciômetro de 100 ohms chave (log)

1 diodo para uso geral (1N34, 1N60, 1N914 ou equivalentes)

1 suporte para 4 pilhas (pequenas ou médias)

1 ponta de prova vermelha

1 garra de jacaré

Diversos: 1 metro de cabinho, knob para o potenciômetro, 1 chave de 1 polo x 2 posições; caixa para alojar o conjunto, etc.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho para esta versão. O potenciômetro controla a sensibilidade do seguidor de sinais e ao mesmo tempo serve para ligar e desligar a fonte de alimentação.

A chave S2 permite que o aparelho seja usado para seguir sinais de RF ou de áudio. Na primeira posição o diodo é colocado no circuito e na segunda posição é desligado. O valor de R3 para esta versão é de 10 k Ω (Resistor de 10 kΩ x 1/8 W- marrom, preto, laranja).

Na figura 1 temos a disposição real dos componentes para facilitar os leitores menos experientes.

 

Figura 1 – Disposição dos componentes
Figura 2 – Disposição dos componentes

 

A ponta de prova e a garra de jacaré se forem ligadas ao aparelho em prova por fio muito longo (mais de lm), este deve ser do tipo blindado.

 

Usando o Seguidor

Confira todas as ligações. Se tudo estiver em ordem, coloque as pilhas no suporte e ligue a unidade, abrindo todo o volume. A seguir, passe a chave para a posição em que sinais de áudio são seguidos.

Ligue a garra de jacaré ao polo negativo do suporte de pilhas de um radinho, e ligue este mesmo radinho em seu médio volume, sintonizando uma estação.

A seguir, vá encostando a ponta de prova em diversos pontos do seu circuito.

O leitor notará que em alguns teremos a perfeita reprodução do sinal captado.

Os métodos de utilização deste seguidor na pesquisa de defeito podem ser encontrados em outros artigos desta seção e da seção de service.

 

(Publicado originalmente em 1977)

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Aliana
Em poltica internacional, a unio de dois ladres, com suas mos to profundamente mergulhadas nos bolsos um do outro, que no podem separadamente saquear um terceiro
Amborse Bierce (1842 1914) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)