O Site do Hardware Livre - OSHW

Pontes de Medição (INS343)

As pontes são elementos fundamentais no projeto de instrumentos que se destinam à medida de componentes e circuitos tais como resistências, capacitâncias ou indutâncias além de servirem para a verificação do estado de circuitos completos. Veste artigo damos algumas pontes mais comuns com as fórmulas para seus componentes.

Podemos definir uma ponte como um circuito em que uma tensão se torna nula quando determinadas condições pré-estabelecidas são alcançadas em seus pontos.

Por exemplo, na ponte mais conhecida que é a de Wheatstone, aparece uma tensão no resistor R5 da figura 1 quando esta se encontra em desequilíbrio, nas esta tensão se anula no momento em que os produtos das resistências extremas se igualarem, ou seja, quando R1. R3 R2. R4. Assim, supondo que R4 seja desconhecida, e que qualquer uma das outras resistências seja variável, podemos ajustá-la para obter o equilíbrio, ou seja, para anular a tensão em R5. Neste ponto bastará calcular o valor de R4 que nos é desconhecido aplicando a relação R1 x R3 = R2 x R4.

 

Figura 1 – Ponte de Wheatstone
Figura 1 – Ponte de Wheatstone

 

Um elemento importante na ponte é, portanto, o detector de nulo que indicará quando ela se encontra em equilíbrio.

Existem diversos tipos de pontes que servem para determinar resistências, capacitâncias, ou indutâncias, e conforme o tipo de ponte teremos a sua alimentação e também o detector de nulo. Nos circuitos que daremos os elementos com índice X são os desconhecidos cujo valor queremos determinar (figuras 2 à 8).

 


 

 

 

Outras pontes
Outras pontes

 

(Publicado originalmente em 1981)

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Provar/
O que nunca foi posto em questão nunca foi provado. (Ce quon na jamais mis em question na point été prouvé.)
Diderot ( 1713 - 1784) - Pensamentos Filosóficos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)