NOSSAS REDES SOCIAIS -

Injetor de Sinais CMOS (ART1894)

Existem diversas configurações possíveis para injetores de sinais, mas poucas são tão simples como esta, se bem que na verdade o circuito na sua totalidade tenha dezenas de transistores, todos contidos num único integrado. Trata-se de um injetor com um integrado CMOS que pode ser de grande utilidade na bancada do praticante, a de eletrônica.

Um único integrado, dois capacitores e dois resistores, além da fonte de alimentação (4 pilhas) e o interruptor geral, formam este simples injetor de sinais. Ele produzirá um sinal retangular na faixa de áudio, mas muito rico em harmônicas (frequências múltiplas), alcançando assim até a faixa de rádio, permitindo a reparação de receptores tanto de AM como de FM.

Se você ainda não tem dum injetor de sinais na sua bancada, aqui está a oportunidade de realizar esta montagem de maneira econômica. Todos os componentes usados são comuns, muitos dos quais podem até ser obtidos de sua sucata.

Sugerimos a instalação do aparelho numa caixinha de pequenas dimensões, conforme mostra a figura 1, facilitando assim seu uso.

 

Figura 1 – Sugestões de caixas
Figura 1 – Sugestões de caixas

 

 

COMO FUNCIONA.

O circuito integrado 4011 é formado por 4 portas NAND que são ligadas, no nosso caso, como inversores.

Como inversores, temos o seguinte funcionamento: quando a tensão na entrada de uma porta passa do nível baixo (0 V) para o nível alto (6 V) ocorre o inverso em sua saída, ou seja, ela passa do nível "alto (6 V) para o nível baixo (0 V). Isso significa que a tensão na saída de cada porta inversora será “contrária" à da entrada. Representando 0 V por “0" e 6 V por “1" podemos fazer uma tabela em que associamos as saídas às entradas.

Ligando 3 portas inversoras, conforme mostra o circuito da figura 2, formamos um circuito “instável", ou de maneira mais própria “astável", já que as saídas e entradas não "combinam". O que ocorre então A é que quando os pinos 1 e 2 vão ao nível alto, o 3 vai ao nível baixo, levando 5 e 6 à mesma situação.

 

Figura 2 – O circuito básico
Figura 2 – O circuito básico

 

Nestas condições, o 4 vai ao nível alto, levando o 12 e 13 ao mesmo nível. No entanto, com isso o 11 vai ao nível baixo, realimentando as entradas 12 e 13 e ao mesmo tempo 1 e 2, o que leva o circuito a oscilação. O resultado é que na saída de cada porta há uma transição rápida de alto para baixo, e vice-versa, numa velocidade que depende tanto dos valores de R1 e R2 como de Cl.

O circuito oscila rapidamente e o sinal é levado à saída através da quarta porta e do capacitor C2.

Você poderá fazer experiências alterando Cl na faixa de 470 pF até l0 nF se desejar mudar a frequência do sinal produzido. Esta frequência é que vai determinar o som reproduzido no aparelho em prova quando usamos um injetor de sinais (já publicamos em outros artigos e no nosso livro Conserte Tudo como usar o injetor).

A alimentação do circuito vem de 4 pilhas pequenas, ou se preferir uma montagem mais compacta, uma bateria de 9 V também serve.

 

MONTAGEM

Na figura 3 temos o diagrama completo de nosso aparelho.

 

Figura 3 – Diagrama do injetor
Figura 3 – Diagrama do injetor

 

Sua montagem pode ser feita tanto numa placa de circuito universal como numa placa comum. Os desenhos destas placas são ,dados nas figuras 4 e 5.

 

Figura 4 – Montagem em placa comum
Figura 4 – Montagem em placa comum

 

 

Figura 5 – Montagem em placa universal
Figura 5 – Montagem em placa universal

 

Para o integrado sugerimos a utilização de um soquete. Soldando antes este soquete e depois encaixando o integrado, evitam-se os problemas de aquecimento que podem danificar o componente.

Os resistores são de 1/8 W e os capacitores podem ser tanto cerâmicos como de poliéster. Seus valores não são críticos, o que significa que pode-se fazer algumas experiências no sentido de modificar o som gerado. A chave que liga e desliga o aparelho é opcional, já que podemos fazer isso simplesmente retirando ou colocando as pilhas no suporte.

Para conexão ao aparelho externo temos uma ponta de prova que pode ser um prego soldado na própria placa de circuito impresso e um pedaço de fio de uns 40 cm com urna garra jacaré.

 

PROVA E USO

Para o teste, ligue o aparelho em S1 e abra um radinho em perfeito funcionamento, colocando-o fora de estação a meio volume. Prenda a garra jacaré em qualquer ponto do circuito que corresponda ao terra (negativo da bateria). Encoste a ponta de prova do injetor no terminal do meio do potenciômetro de volume por exemplo. Deve haver a reprodução clara de um apito no alto-falante do rádio. Se isso não ocorrer examine o injetor, pois ele não está funcionando.

Se notar um ruído semelhante a um sinal de interferência, altere C1, aumentando seu valor.

Comprovado o funcionamento é só fechar definitivamente o aparelho e utilizá-lo. Acompanhe nosso site, pois sempre que for necessário daremos procedimentos de provas que fazem uso deste instrumento.

 

Cl-1 - 4011 ou 4001 - circuito integrado CMOS

S1 - interruptor simples

Bl – 6 V ou 9 V - 4 pilhas pequenas ou bateria

PP1 - ponta de prova - ver texto

G1 - garra jacaré

C1 - 1n2 F - capacitor cerâmico ou de poliéster

C2 – 10 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

R1, R2 - 47k - resistores (amarelo, violeta, laranja)

Diversos: placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou conector de bateria, soquete para o integrado, fios, solda etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Passado e Futuro
Estuda o passado se quiseres adivinhar o futuro.
Cunbfúcio (551-479 a.C.) - Analecta - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)