O Site do Hardware Livre - OSHW

De Volta Para o Futuro (ART4057)

Com os avanços da tecnologia, principalmente as que envolve a física quântica, cada vez nos damos conta de 1que uma viagem no tempo pode ser possível no futuro. Talvez não seja da forma que o conhecido filme “De Volta para o Futuro” apregoa, pois estamos apenas engatinhando na compreensão de seus fenômenos. Mas existe algo por traz disso. Neste artigo fazemos algumas considerações interessantes sobre o assunto.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Back_to_the_Future 

 

Na física das coisas pequenas, envolvendo dimensões a ordem de um átomo, as leis conhecidas e estudadas tradicionalmente não valem. Nesse universo, atingido agora pela nanotecnologia, o universo se mostra com mais dimensões do que a que estamos acostumados.

Nosso universo é tridimensional e isso faz com que tudo aqui ocorre nos três eixos que podemos sentir, x,y e z, ou seja, tudo tem comprimento, largura e altura e além disso temos a dimensão tempo regendo tudo.

No universo quântico existem mais dimensões, aquelas que ficaram “embutidas” nas pequenas partículas quando o nosso universo se formou e expandiu e para elas, as leis conhecidas aqui não valem, e até a dimensão tempo nos prega algumas peças.

O tempo nessas dimensões embutidas, que se manifestam em alguns fenômenos que só podemos observar nos aceleradores de partículas e eventualmente em observações da astrofísicas, podem não fluir da mesma maneira que aqui.

O efeito vindo antes da causa é algo que surpreende quando observamos a destruição de uma partícula num experimento, antes de sua causa ser produzida. O tempo, ao que parece “flui ao contrário” nesses casos.

E indo além, percebemos que em alguns experimentos envolvendo “partículas enlaçadas” o tempo parece não existir e elas se comunicam, mesmo estando distantes uma das outras instantaneamente.

Será que um dia poderemos “manipular’ essas propriedades quânticas inicialmente da partículas e depois passando para o mundo “macro” que elas formam?

Os portais ou transportes de coisas de um local para outro passando por “outras dimensões” de forma instantânea como vemos no transporte do filme Jornada nas Estrelas, ou ainda modems que podem enviar mensagens de um ponto a outro do universo instantaneamente seriam possíveis?

Os chamados “buracos de minhoca” que permitiriam naves entrar num ponto do universo e sair em outro instantaneamente explorados em filmes e especulados por pesquisadores seriam manifestações naturais desses fenômenos?

O fato é que à medida que a tecnologia avança, com a nanotecnologia se tornando mais precisa, o uso desses fenômenos regidos pela física quântica torna-se mais e mais viável e concreto.

Já existem sensores que podem trabalhar com fenômenos quânticos que se manifestam entre dois materiais magnéticos, os sensores TMR (Tunnel Magnetoresistive) e certamente a computação quântica.

Ainda estamos longe de uma viatura (não um carro como no filme, mas talvez um drone) que nos leve para o futuro ou para o passado, se é que isso é possível, mas os estudos continuam.

Talvez um problema que nos esbarremos é justamente o nosso conceito de futuro e passado. Será que esse conceito não precisa de uma revisão?

Para um fenômeno físico a inversão do tempo pode ser natural em escala quântica, mas será que o fluxo que denominamos tempo também teria as mesmas leis no nosso mundo macro?

Pode perfeitamente ocorre que no universo quântico ele seja reversível, mas no universo macro não. Essa natureza do tempo que ainda intriga os pesquisadores é ainda algo que precisa ser muito mais conhecida.

Quem sabe, alguém do futuro consiga vir até mim agora e me ensinar alguma coisa mais que eu não sei sobre tudo isso. Bem que eu gostaria.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Leis
As leis de execução difícil em geral não podem ser boas.(Laws difficult to be executed cannot generally be good.)
Thomas Paine (1717 1809)- Os Direitos do Homem - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)