NOSSAS REDES SOCIAIS -

Medicina e Saúde - novas tecnologias (MA143)

Neste artigo analisamos algumas novas tecnologias que estão sendo anunciadas e que se mostram muito promissoras, levando a criação de produtos específicos. Para nossos leitores “makers” essas tecnologias podem ser importantes para a criação de novos produtos capazes de se tornar muito lucrativos num mercado crescente, como é o da eletrônica médica.

Nota: O artigo foi escrito com base em notícias dos meses de março e abril de 2020.

 

Ultrassons no tratamento do Alzheimer

Já tratamos em artigos anteriores da possibilidade de vibrações mecânicas ou elétricas de certas frequências ajudarem em determinados tipos de tratamento. É o caso do câncer que abordamos em artigo no qual relatamos pesquisas que mostram que campos de baixa frequência podem tornar as células cancerígenas permeáveis facilitando a penetração de medicamentos.

Agora, recebemos a notícia de pesquisadores australianos teriam descoberto que vibrações ultrassônicas poderiam enfraquecer as barreiras que se formam nas placas das células cerebrais de doentes com Alzheimer facilitando a penetração de drogas.

O pesquisador Anthony White explica que a barreira semipermeável que recobre os vasos sanguíneos, mas que também dificulta a penetração de medicamentos, pode ser quebrada facilitando o tratamento.

As pesquisas utilizam equipamentos que produzem pulsos de ultrassons aplicados depois de se injetar microbolhas nas células. Acreditamos que seja algo bastante semelhante ao que ocorre com a limpeza ultrassônica em que microbolhas se formam nas cavidades de sujeira, pela aplicação dos ultrassons, fazendo sua expulsão.

 

Tratamento do cobre com laser aumenta seu efeito anti-bactericida

Um dos fatos interessantes relevados pelas pesquisas sobre o comportamento do Corona Vírus é que ele não resistência por muito tempo nos objetos de cobre.

Sabemos que isso ocorre com outros micro organismos, daí a recomendação de que objetos, como corrimões e outros em que se toque constantemente em hospitais e clínicas sejam feitos deste metal. Essa ação bactericida se deve a emissão de íons que ocorre quando o micro organismo toca o cobre.

No entanto, dependendo da textura da superfície de cobre, o contato com o micro organismo pode ser menor, dificultando assim a transferência de íons o que resulta num tempo maior de sobrevivência para o mesmo.

Assim, o Prof. Rahim Rahmi da Universidade de Pordue, descobriu que se laser for usado para se obter uma textura mais porosa com maior superfície de contato, a transferência de íons acelera e o vírus morre antes.

Nas pesquisas o Porf. Rahim mostro que enquanto numa superfície lisa um micro organismo pode sobreviver por horas, numa superfície com micro texturas gravadas a laser, o tempo se reduz a algo como 40 minutos.

Além disso, outros metais tratados com laser de modo a se gravar micro texturas passam a apresentar propriedades importantes aproveitas em aplicações médicas.

Informações detalhadas podem ser acessadas no documento original em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/admi.201901890 

 

Pulmão artificial x ventilador

Muito se tem falado sobre os respiradores ou ventiladores utilizados de forma ampla no tratamento dos pacientes afetados pelo Corona Vírus (Covid-19). No entanto, a forma utilizada por estes equipamentos para ajudar na respiração dos doentes afetados não é única.

Os respiradores operam bombeando ar para os pulmões dos doentes afetados, mas essa não é única forma que temos de ajudar a respiração. Existe uma outra forma que é amplamente usada nos tratamentos de problemas respiratórios que o pulmão artificial e que opera de forma contrária.

Diferentemente do ventilador que apenas bombeia o ar e que exige o entubamento do paciente, o pulmão artificial consiste numa câmara em que o paciente é colocado e nela, por um processo mecânico temos a pressurização e despressurização, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – O pulmão artificial
Figura 1 – O pulmão artificial

 

Assim, além de não ser necessário o entubamento do paciente, o que o torna menos agressivo, ele não exige que o paciente seja anestesiado ou imobilizado, como ocorre com os ventiladores.

O modelo mostrado na figura foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Warwick, Marshall Aerospace & Defense Group, Imperial NHS Trust, Royal National Throat Nose e Ear hospital além de equipes de cientistas cidadãos, médicos, acadêmicos, fabricantes e engenheiros.

O novo dispositivo denominado Ventilador de Pressão Intermitente Positiva ou adotando a sigla em inglês IPVP foi denominado “exovent” estando em fase de protótipo, mas em uso na Grã Bretanha.

Segundo se anuncia, o novo dispositivo, além de ter uma eficiência 25% maior em relação aos ventiladores convencionais não afeta as funções cardíacas.

 

Mantenha-se em forma trabalhando em casa

Conforme comentamos em alguns artigos nossos, o home-office está se tornando uma realidade, não apenas em função da pandemia, mas em função da adesão de novas tecnologias, numa disruptura que estamos observando em nossos dias.

E isso já começa a se refletir em novos produtos como a estação de trabalho e fitness Fitwork (veja vídeo no link)

 

https://newatlas.com
https://newatlas.com

 

Combinando uma esteira de correr, pedais de exercícios para os pés com uma mesa de trabalho para seus computadores ela consiste não apenas na solução para quem precisa ficar em casa nestes dias, como para os executivos que têm hábitos sedentários (como a maioria). Veja mais em: https://www.kickstarter.com/projects/651679438/fitwork-lose-weight-while-you-work

Está aí uma interessante solução para condomínios que podem combinar num só local um espaço maker com uma academia.

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Mecânico
Sujeito que nos toma a diferença que conseguimos quando compramos um carro mais barato.
Leon Eliachar (O Homem ao Quadrado). - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)