NOSSAS REDES SOCIAIS -

Vestíveis com LEDs – Um universo a explorar

A disponibilidade de LEDs cada vez mais compactos, com maior rendimento e em fitas traz aos makers um campo de desenvolvimento de produtos que ainda não está totalmente explorado. Ao lado da iluminação por LEDs, produtos de decoração temos a explorar o universo dos vestíveis que usam LEDs. Neste artigo damos algumas ideias, mostramos em que pé está o mercado dos produtos relacionados e fornecemos informações sobre alguns produtos que existem no mercado que podem ajudar o leitor maker a criar um novo produto.


Quando os primeiros LEDs surgiram, caros e apenas produzindo luz infravermelha e vermelha, não se acreditava que eles poderiam se desenvolver tecnologicamente a ponto de terem tantas aplicações como hoje.
Com o aumento do rendimento, produzindo quantidades de luz que chegam perto dos 100% da energia aplicada e com potências elevadas, os LEDs ainda ampliaram a sua gama de frequências de emissão, podendo produzir luz de qualquer cor, do infravermelho ao ultravioleta.


Nota: o leitor que deseja saber mais sobre o funcionamento dos LEDs pode consultar nossos artigos – A cor dos LEDs – ART809 e ART096 – Como funcionam os LEDs.

 

E ainda, com a facilidade cada vez maior de fabricação, os LEDs ficaram baratos e hoje podem ser adquiridos em grandes quantidades e com isso usados em qualquer lugar em que se pretenda ter uma fonte de luz.
LEDs de sinalização, displays de LEDs, iluminação, decoração, horticultura são exemplos e além deles temos um campo de aplicação que está crescendo a uma velocidade enorme: os vestíveis.

 

Universo dos vestíveis

Quando se fala em vestíveis e LEDs todos pensam em vestidos ou roupas com alguns LEDs piscando sequencialmente ou com alguns efeitos simples.
No entanto, o que notamos é que o conceito de roupas com LEDs evoluiu muito principalmente com a disponibilidade de recursos de costura e de microcontroladores que até há pouco tempo não existiam.
De fato, além de microcontroladores extremamente pequenos temos as baterias que podem ser cada vez menores e com maior capacidade de fornecimento de energia.
Mas, o poder de processamento dos microcontroladores e a possibilidade de se obter fitas de LEDs extremamente compactas com recursos não apenas de poucas cores, mas RGB gerando desta forma uma infinidade de efeitos, leva a possibilidades sensacionais.
Já vemos na Internet vestidos de noiva comerciais com efeitos fantásticos não apenas de uns poucos LEDs, mas de centenas ou mesmo milhares deles.
Temos até a possibilidade de se implantar num vestido uma matriz que o transforma num display, gerando assim imagens dinâmicas com efeitos extraordinários.
O mercado de vestíveis com LEDs pode ter um crescimento fantásticos, dependendo apenas da imaginação de cada um. Acreditamos que as blusas com displays dinâmicos logo poderão ser adquiridas nas lojas e você colocará um pendrive que ficará exibindo suas melhores fotos para todos.
Os adereços com LEDs também abrem outra enorme gama de possibilidades para os que desejarem criar algo de novo. Tiaras, pulseiras, óculos, e muito mais já pode ser visto nas lojas virtuais.
Criar algo de novo pode levar os makers a entrar em nichos de mercado que ainda não foram exploradas.
Comentei esses dias com um amigo a possibilidade de termos coisas envolvendo meio ambiente, LEDs e as próprias pessoas, tudo dependendo de um pouco de pesquisa e imaginação.
Por exemplo, sabemos que determinados insetos que picam (pernilongos e muriçocas) podem ser repelidos por sons. Já publicamos em nosso site diversos circuitos de repelentes sônicos de insetos.
No entanto, sei que alguns comprimentos de onda podem ter efeitos semelhantes sobre insetos. Já citei em artigos sobre biônica que determinadas mariposas se orientam pela luz ultra violeta do sol, podendo se orientar com fontes terrestres desta radiação.

 


Será que não podemos identificar algum comprimento de onda de radiação luminosa que possa ser emitido por LEDs e que repeliriam insetos? Tudo depende de estudos. Um conjunto desses LEDs num chapéu de pescador seria certamente um produto que teria um mercado promissor numa loga de artigos esportivos.
Vejam que ideias não faltam. Pequem um conjunto de LEDs, linha de costura condutora, microcontroladores e juntem a uma boa ideia e você poderá estar criando o produto que vai lhe deixar rico.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Tolos e Velhacos
A riqueza dos tolos é o patrimônio dos velhacos.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)