O Site do Hardware Livre - OSHW

Como Testar Alto-Falantes (INS026)

O que são e o que fazem

Os alto-falantes são transdutores eletro-acústicos, ou seja, dispositivos que convertem energia elétrica em som. Os tipos mais comuns têm a estrtutura mostrada na figura 1 consistindo basicamente de um cone móvel com uma bobina acoplada e que pode aplicar uma força ao cone quando percorrida por uma corrente.

 

 

Para que a força surja com a corrente, um forte imã é acoplado ao sistema de modo que a bobina possa cortar suas linhas de força.

A potência de um alto-falante, ou seja, quanto de som ele pode fornecer está  normalmente determinado pela espessura do fio usado na bobina e pela força/tamanho do imã.

A principal característica de um alto-falante é a sua impedância que pode ser tipicamente de 4 ou 8 ohms, mas essa impedância nada tem a ver com a resistência apresentada pela bobina quando fazemos um teste de continuidade. A bobina deve apresentar uma resistência muito menor para qualquer alto-falante.

 


O que devemos testar

O teste elétrico de um alto-falante se resume na verificação da continuidade da bobina. A bobina deve apresentar uma resistência muito baixa (menor que a impedância) se o alto-falante estiver bom. Se a bobina estiver interrompida, ou sua ligação aos terminais (caso em que a reparação pode ser feita), a resistência será infinita, ou seja, não deve haver continuidade.

Mesmo para alto-falantes especiais como os tweeters vale o mesmo comportamento elétrico, que permite fazer o seu teste com facilidade.

Lembramos apenas que no caso de alto-falantes piezoelétricos que o elemento transdutor é de alta impedância, ou seja, não apresenta continuidade mesmo quando bom.

 

Instrumentos usados no teste

multímetro

provador de continuidade

osciloscópio e traçador de curvas (prova de continuidade)

 

A alta tensão das lâmpadas de prova impede sua utilização nesta prova.

 

 

Alto-falantes provados

Todos os tipos de alto-falante de bobina móvel, de baixa impedância com impedâncias entre 2 e 80 ohms. Alto-falantes de médios, graves e agudos, de qualquer tamanho ou potência podem ter o estado da bobina móvel verificado com o procedimento que descrevemos.

 

Procedimento

a) Prepare o instrumento para a prova. Verifique o funcionamento e se for multímetro coloque na escala mais baixa de resistências (Ohms x1 ou x10) zerando-o em seguida.

 

b) Encoste as pontas de prova nos terminais do alto-falante que deve ser testado.

 

Na figura 2 mostramos o procedimento para este teste.

 

 

Interpretação da prova

a) Se houver continuidade, o alto-falante está com seu circuito elétrico (bobina) em bom estado. Um funcionamento anormal pode ser devido a deformações, rasgos ou ainda a bobina pode estar presa por algum corpo estranho ou outro motivo. Na continuidade a resistência deve ser muito baixa, normalmente bem menor que a impedância do alto-falante.

b) Se não houver continuidade, a bobina ou seu circuito, está interrompida. Verifique se não se trata simplesmente do fio que liga a bobina ao terminal que pode estar solto.

 

Observações:

Na prova com provadores de continuidade que apliquem uma certa corrente ao circuito, ao encostar as pontas de prova no alto-falante pode ser emitido um pequeno estalido. Este é indicativo de que realmente o alto-falante está bom.

 

Prova alternativa

Uma prova alternativa simples pode ser feita com uma pilha para alto-falantes de mais de 1 W. Se encostarmos os fios da pilha nos terminais do alto-falante deve haver a emissão de som se o alto-falante estiver bom, conforme mostra a figura 3.

 

 

A observação do sentido do movimento do cone do alto-falante nesta prova permite a determinação de sua fase.

Evidentemente, a ligação do alto-falante na saída de um pequeno amplificador de prova também consiste numa excelente alternativa para a prova deste tipo de componente.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Ameaça
Enquanto se ameaça, descansa o ameaçado. (Mientras se amenaza, descansa el amenazado.)
Cervantes (1547 - 1616) - Persiles e Sigismunda - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)