O que são e o que fazem

Os fios são condutores sólidos ou flexíveis de metal que servem para interligar os pontos de um circuito, conduzindo a corrente elétrica. Eles podem ser encapados ou desencapados (nús) com as mais diversas espessuras.  Os cabos, por outro lado, são formados por diversos condutores trançados ou colocados em paralelo numa espécie de fita, conforme mostra a figura 1.

 

 

Os cabos e fios devem apresentar a menor resistência possível, na condução das correntes, o que significa que sempre devem apresentar continuidade. A resistência será tanto menor quando mais grossos forem e tanto maior quanto mais compridos. De qualquer forma, para cabos e fios de até 20 metros, a resistência não deve superar alguns ohms.

 

O que devemos testar

Os cabos devem conduzir a corrente elétrica com facilidade o que significa que devem apresentar continuidade ou resistência muito baixa (poucos ohms no máximo). No entanto, as dobras constantes, esforços e outros fatos imprevisíveis podem causar sua quebra interna, ou seja, o rompimento caso em que perdem a continuidade. Quando testamos um cabo devemos justamente verificar se ele está em ordem, com a continuidade mantida (baixa resistência) ou se ele apresenta interrupções, caso em que não pode ser usado. É claro que, dependendo da utilização do cabo, o ponto de interrupção pode ser localizado e uma emenda feita. Figura 2.

 

 

Instrumentos usados no teste

* multímetro

* provador de continuidade

* lâmpada de prova

* osciloscópio e traçador de curvas

 

Cabos provados

Podem ser provados quaisquer cabos e fios de qualquer espessuras num comprimento de até alguns quilometros, compensando-se a resistência para os casos mais longos.

 

Procedimento:

a) Prepare o instrumento verificando o seu funcionamento (lâmpada de prova e provador de continuidade) ou colocando-o na escala mais baixa de resistências (multímetro), ohms x1, x10 ou x100.

 

b) No caso do multímetro ajuste o seu nulo.

 

c) Identifique as extremidades do cabo que deve ser provado (que deve estar desligado) e encoste em cada uma delas uma das pontas de prova do provador. Observe a indicação.

 

Este procedimento é mostrado na figura 3

 

 

 

Interpretação da prova

a) Os provadores indicam continuidade (acendimento do LED indicador, toque sonoro ou acendimento da lâmpada de prova) ou o multímetro indica uma baixa resistência (menor que 10 ohms para fios comuns até 100 metros). O fio ou cabo está  bom, podendo ser usado (verifique se o isolamento está bom em toda sua extensão - essa inspeção é visual)

 

b) Na prova não temos indicação de continuidade. O multímetro indica uma resistência muito alta ou infinita. O fio ou cabo está interrompido em algum ponto. Não pode ser usado.

 

c) Os casos intermediáios são improváveis e podem significar maus contactos ou umidade.

 

Observações

Este procedimento também serve para fazer a identificação das extremidades de cabos múltiplos, conforme mostra a figura 4.

 

 

Nas provas em que houver continuidade teremos as pontas nas extremidades de um mesmo condutor (fio ou cabo). Outra prova possível com o mesmo procedimento é a de curto-circuito em cabos de força. Se uma das extremidades de um fio duplo estiver desligada, fazendo a prova de continuidade nas duas pontas da outra extremidade podemos encontrar eventuais curto-circuitos, conforme mostra a figura 5

 

 

Se a resistência for infinita ou não houver continuidade o fio está bom (faça a prova individual dos condutores). Se for nula, o cabo estará em curto.