O que são: São diodos retificadores usados normalmente em fontes de Muito Alta Tensão (MAT) em monitores de vídeo, televisores e outras aplicações que exijam tensões acima de 10 000 V.

Esses diodos são formados por conjuntos de pastilhas de silício ou diodos para menor tensão ligadas em série num único invólucro, conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1- Os diodos de MAT são formados por vários diodos em série
Figura 1- Os diodos de MAT são formados por vários diodos em série

 

 

O que testar

O teste de junção com um multímetro é problemático, pois é preciso que o instrumento aplique uma tensão mínima que depende do número de pastilhas usadas para que ocorra a leitura de baixa tensão.

Por exemplo, se no diodo existirem 10 pastilhas em série, como cada uma precisa de aproximadamente 0,7 V para conduzir, esse diodo só conduz com pelo menos 7 V, tensão que normalmente não é aplicada num teste comum, o que vai fazer com que um falso estado de “diodo aberto” seja indicado.

Assim, para a prova, recomenda-se o uso de um circuito especial que aplique uma tensão mais elevada.

 

Instrumentos Usados

Circuito de prova

 

O Teste

 

Procedimento

 

Monte o circuito de prova da figura 2.

 

       Figura 2 –Circuito de teste
Figura 2 –Circuito de teste

 

 

a) Faça a prova de continuidade do diodo no sentido direto e depois no sentido inverso.

b) Observe o brilho da lâmpada

 

Interpretação da Prova

Se a lâmpada acender nas duas provas, o diodo se encontra em curto. Se não acender nas duas provas, o diodo se encontra aberto. A lâmpada deve acender numa das provas e quando o diodo for invertido não deve acender.

Não use lâmpada maior do que 5 W nessa prova, pois a corrente pode ser maior do que a suportada pelo componente em prova..