Transmissor de pequena potência de AM (TEL167)

Este transmissor de AM funciona como uma espécie de microfone sem fio de curto alcance, sendo modulado por um microfone de cristal. Seu sina! pode ser captado por qualquer rádio de ondas médias, dando-se preferência a frequências livres em torno de1 600 kHz.

A alimentação pode ser feita com 4 pilhas pequenas ou uma bateria de 9 V.

Uma montagem numa pequena caixa permite o uso portátil, sendo ideal para demonstrações ou brincadeiras. Com uma antena externa o alcance pode ser ligeiramente aumentado, mas isso não é recomendado pelas instabilidades de funcionamento, que podem ocorrer.

Damos diversas opções para os transistores osciladores e, com modificações podemos ter a operação na faixa de ondas curtas. Nesta faixa, o alcance poderá se estender até algumas centenas de metros e com antena própria muito mais.

 

O circuito

A base do circuito é um oscilador Hartley, cuja frequência é determinada basicamente por L1 e CV.

Para a faixa de ondas médias L1 terá de 80 a100 espiras de fio esmaltado 28 ou 30 num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e de 10 a 15 cm de comprimento. Para a faixa de ondas curtas, entre 7 e14 MHz, a bobina terá de 20 a 25 voltas do mesmo fio no bastão de ferrite com tomada central.

O microfone de cristal fornece um sinal de intensidade suficiente para modular a rádio frequência e, assim, possibilitar a emissão da palavra falada.

O resistor R1 e o transistor Q1, juntamente com a tensão do alimentação, determinam a potência do sinal. Para 6 V e o transistor 2N2218, R1 pode ser reduzido até 4K7 para se aumentar um pouco mais a potência.

Para 9 V a redução pode chegar aos 6K8. Verifique apenas se o transistor não tende ao aquecimento.

Para a faixa de ondas médias podem ser testados transistores como o TIP31, que admite então, uma alimentação de ate 12 V. No entanto, dada as características deste tipo de onda, o aumento do alcance não será grande.

Para aplicações experimentais a antena pode ser do tipo telescópico, ou um pedaço de fio de 1 a 5 metros de comprimento. Não se recomenda antena maior para não haver instabilidade no funcionamento.

A ligação da antena numa tomada da bobina permite um casamento melhor de impedância e, com isso, menor instabilidade e maior rendimento na transmissão.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo deste simples transmissor de amplitude modulada para a voz.

 

Figura 1 – Diagrama do transmissor
Figura 1 – Diagrama do transmissor

 

A sugestão de montagem em ponte de terminais que temos é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Montagem em ponte de terminais
Figura 2 – Montagem em ponte de terminais

 

Para os que desejarem uma montagem em placa de circuito impresso, temos um desenho em tamanho natural na figura 3.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem

 

O resistor usado pode ser de 1/8 ou 1/4 W e os capacitores são todos cerâmicos. CV é um variável pequeno para rádios transistorizados de ondas médias. Eventualmente, podemos usar um trimmer, mas a faixa de frequências cobertas. neste caso será bem menor.

A alimentação pode ser feita com pilhas pequenas. Não recomendamos o uso de bateria de 9 V, pois a corrente elevada de consumo a esgota rapidamente.

Se for usada fonte, devemos cuidar para que sua filtragem seja boa.Uma filtragem ruim induz roncos na transmissão, o que é prejudicial a qualidade do som.

 

Ajuste e utilização

Para provar este transmissor ligue nas suas proximidades (2 a 5 metros) um rádio que sintonize a frequência na qual ele opere. Coloque as pilhas no suporte do transmissor e acione S1.

Em seguida, ajuste CV para captar o sinal mais forte ao mesmo tempo em que fala diante do microfone. Dizemos sinal mais forte, pois podemos captar sinais em mais de um ponto do ajuste.

Se um sinal potente não for conseguido, tente mudar a frequência do receptor.

Para ondas médias tente entre 800 e 1200 kHz. Para ondas curtas experimente em primeiro lugar entre 5 e 7 MHz. e depois entre 10 e 14 MHz.

Não use outro tipo de microfone que não seja o de cristal, pois o aparelho não funcionará. Se tiver dúvida quanto ao tipo de microfone e o transmissor não funcionar, retire-o. Se o transmissor funcionar é sinal que o microfone usado é de cristal.

 

Q1 - 2N2218 - transistor de comutação (ver texto)

L1, CV - ver texto

B1- 6 ou 9 V - 4 ou 6 pilhas ou fonte

S1 - Interruptor simples

MIC - microfone de cristal

C1 - 10 nF - capacitor cerâmico

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico

R1 - 10 k - resistor (marrom, preto, laranja)

Diversos: ponte de terminais ou placa de circuito impresso, suporte para pilhas, antena, caixa para montagem, fios, solda etc.

 


Profissão Política
Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira..
Ronald Reagan - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)