Mini Estação Repetidora de FM (TEL161)

Este projeto se destina aos leitores que residem m localidade de recepção difícil de FM. Usando um receptor sensível ligado a uma antena externa, pode-se "retransmitir" ' o sinal em âmbito domiciliar para recepção mais favorável em receptores de menor sensibilidade tais como walk-man, rádios portáteis etc.

Obs. O artigo é de 1987.

 

Muitas localidades recebem sinais de FM apenas de cidades relativamente distantes, havendo assim problemas de qualidade quando se pretende usar um receptor de menor sensibilidade como, por exemplo, um rádio portátil ou mesmo um walkman.

Somente os receptores maiores, ligados a antenas externas bem localizadas, podem receber em boas condições os sinais das estações em questão limitando assim o serviço de FM.

Se o leitor gostaria de poder receber em seu rádio portátil pouco sensível mesmo estas estações fracas, existe uma solução que é proposta neste artigo.

O que se faz é ligar um pequeno retransmissor de FM, de pequeno alcance (âmbito domiciliar) a saída de um receptor de FM mais sensível, dotado de antena externa e sintonizado na estação que se deseja ouvir.

O sinal desta estação é então irradiado numa nova frequência, mas com maior intensidade, podendo ser captado num radinho portátil ou walkman em qualquer ponto de sua casa.

Você pode então ouvir no quintal ou na garagem sua estação predileta, usando o radinho que em condições normais não poderia captar bem o sinal direto da estação.

O retransmissor proposto funciona com pilhas e pode ser ligado na saída de fone de qualquer sintonizador ou. equipamento de som que tenha FM comum.

E há uma vantagem a mais se você colocar uma fita ou disco para tocar no seu equipamento de som, seu sinal também será irradiado, podendo ser ouvido no radinho em qualquer ponto da casa!

 

Como funciona

O que temos é simples: uma etapa osciladora de alta frequência com um transistor 2N2222 (ou BF494 para um pouco menos de potência) que opera entre 88 e 108 MHz, num ponto em que não exista nenhuma estação transmitindo.

A modulação é obtida da própria saída de fones do aparelho de som ligado à antena 'externa, para melhor recepção possível.

Ajusta-se num trimpot (P1) o nível de modulação para que não haja distorção, e o sinal é jogado a uma antena telescópica pequena.

Como os rádios portáteis em sua maioria são monofônicos, este transmissor também é monofônico. Assim, os dois canais são ”misturados” transmitidos juntos, não havendo separação possível no receptor.

Se o sintonizador ou aparelho de som com que for usado o sistema não tiver saída de fones, a ligação pode ser feita num dos canais de alto-falantes, conforme mostra a figura abaixo.

 

Ligação da entrada
Ligação da entrada

 

O receptor deve estar então com a chave de modo na posição mono.

Como o consumo de corrente é baixo, quatro pilhas pequenas ou médias, formarão a fonte de alimentação que terá excelente durabilidade.

Não recomenda- mos a utilização de fonte, pois se ela não for muito bem filtrada deve haver a introdução de roncos na emissão.

 

Montagem

O diagrama completo da retransmissora é mostrado na próxima figura.

 

Diagrama completo do aparelho
Diagrama completo do aparelho

 

Existem duas opções para a realização prática. A primeira,mais simples, é em ponte de terminais, sendo mostrada na figura abaixo.

 

Montagem em ponte de terminais
Montagem em ponte de terminais

 

 Observe que nela foi utilizado o transistor 2N2222 de encapsulamento plástico. Se forem usados outros, as posições devem ser observadas segundo disposição de terminais dada no próprio diagrama.

A segunda possibilidade é mostrada na figura seguinte e consiste na versão em placa de circuito impresso.

 

Montagem em placa de circuito impresso
Montagem em placa de circuito impresso

 

Tanto a placa de circuito impresso como a ponte de terminais pode ser instalada numa caixa plástica com tampa de alumínio, a qual pode ser conseguida com facilidade.

A antena telescópica deve ter no máximo 40 cm de comprimento, ficando a unidade depois de pronta com o aspecto da figura abaixo.

 

Aparelho montado
Aparelho montado

 

 

Na montagem é conveniente deixar as conexões as mais curtas possíveis e observar a polaridade da fonte de alimentação (B1).

 

Prova e uso

Antes de fechar a caixa é conveniente experimentar e ajustar a unidade. Para isso, proceda do seguinte modo:

Coloque as pilhas no suporte, ligue o plugue X1 na saída de som seu sintonizador que deve estar sintonizado numa estação qualquer a médio volume, e coloque nas proximidades (uns 2 metros de distância) um rádio pequeno de FM Sintonizado em local livre da faixa, também a médio volume.

Ajuste inicialmente CV para captar o sinal do receptor claramente no rádio.

P1 deve estar na posição mínima.

Experimente vários pontos do ajuste de CV, pois podem ocorrer as captações de harmônicas que são sinais derivados de menor intensidade. Procure o sinal mais forte.

Uma vez captado este sinal, ajuste P1 para obter o som do receptor com a melhor qualidade possível, sem distorções.

Afaste-se com o radinho para certificar-se que o equipamento está em boas condições (o sinal é o fundamental e não harmônicas).

Feito isso, pode fechar o aparelho na sua caixa e utilizá-lo normalmente.

Coloque-o sobre ó receptor de FM ou em local para ter maior alcance e qualidade.

Não use antena externa para o receptor, pois pode haver realimentação de sinal com fortes oscilações que prejudicarão o ajuste .e o funcionamento do sistema, principalmente se as frequências escolhidas estiverem próximas da estação captada.

Para usar com fita ou disco, basta colocá-los para tocar no equipamento e pronto. Não é necessário reajustar P1 a não ser que se note distorções.

Mesmo neste caso uma simples diminuição do volume resolve.

Sempre que empregar o retransmissor, deixe o controle de volume do receptor com antena externa no mesmo ponto em que foi feito o ajuste.

 

Q1 - 2N2222 ou equivalente -_transistor de RF

CV - trimmer comum

L1 - 4 espiras de fio comum com diâmetro de 1 cm.

P1 – 47 k - trimpot.

B1- 6 V - 4 pilhas pequenas ou médias.

S1 - Interruptor simples.

X1- plugue estéreo

A - antena telescópica de 30 a 40 cm.

R1, R2 – 10 k x 1/8 W - resistores (marrom, preto, laranja).

R3 e- 6K8 x 1/8 W - resistor (azul, cinza, vermelho).

R4 - 47 Ω x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, preto).

C1 - 10 nF,-.capacitor cerâmico (103).

C2 - 4n7 - capacitor cerâmico (472).

C3 - 4p7 - capacitor cerâmico.

C4 -100 nF - capacitor cerâmico (104).

Diversos: caixa plástica ,antena telescópica, plugue estéreo, fio blindado ou comum, ponte de terminais ou placa de circuito impresso, suporte para 4 pilhas médias ou pequenas,. fios, solda, etc.

 


Absurdo
O absurdo é o mistério dos incrédulos.
Mário da Silva Brito Diário Intemporal - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)