O Site do Hardware Livre - OSHW

Reforçador de Sinais para TV e FM (TEL157)

Se você tem alguma dificuldade em receber as estações de TV ou FM devido a problemas de distâncias ou localização, a solução pode estar na montagem de um reforçador ou “booster”. Este reforçador dá um excelente ganho na faixa que vai dos canais baixos de TV, passando pela faixa de FM e indo até os canais mais altos. Intercalado entre a antena e o receptor é extremamente simples de instalar e usar.

Obs. Existem no site diversos artigos semelhantes.

Se o sinal de TV ou FM chega a sua localidade mas não é suficiente para proporcionar uma boa recepção, a solução para o problema pode estar num amplificador de antena.

E claro que este circuito não funcionará nos casos em que o sinal não chega, pois ele não pode amplificar o "nada", mas se existe apenas um problema de sinal fraco, e o ruído ainda está abaixo deste sinal, a presença do amplificador pode melhorar muito a recepção.

A base do projeto é um transistor BFY90, um amplificador de VHF e µHF com altíssima frequência de corte (1,4 GHz) e que proporciona um ganho de até 6 dB nas frequências mais altas de TV.

O aparelho é alimentado diretamente pela rede local e intercalado entre a antena e o receptor, conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1 – Ligação do reforçador
Figura 1 – Ligação do reforçador

 

Veja que numa colocação melhor, para considerar também eventuais perdas de sinais no cabo, o aparelho poderia ser colocado junto à antena, com a alimentação de corrente contínua subindo até o amplificador, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Posicionamento junto à antena
Figura 2 – Posicionamento junto à antena

 

Esta disposição proporciona os melhores resultados, pois elimina os problemas de perdas (atenuações) de sinal no próprio cabo. Veja que, para sinais fracos, a perda no cabo é mais sentida do que para o sinal mais intenso, após a amplificação.

 

COMO FUNCIONA

O que propomos é um amplificador aperiódico, ou seja, um amplificador que não é sintonizado para uma frequência determinada, mas sim que pode operar com uma certa faixa de frequências.

Esta faixa de frequências é determinada tanto pelas características do transistor como também dos elementos diversos do circuito especificamente XRF1, C1 e C4.

O transistor BFY90 é um transistor normalmente encontrado em seletores de TV que apresenta características excelentes nas frequências maia altas..

Na verdade, este transistor pode amplificar sinais até mais de 1000 MHz ou 1 GHz, o que está bem acima do último canal de VHF.

 

BFY90

Transistor de banda larga (Ibrape)

VCEQ.........15V

IC ...........25mA

Ptot ........2oomW

fT.........1,4GHz

F(dB) a 200 MHz. . . .2,5 r

 

O encapsulamento deste transistor é do tipo SOT18 (11) que tem 4 terminais, já que temos uma ligação à carcaça que serve de blindagem.

Na configuração indicada o transistor amplificará sinais compreendidos entre 30 MHz e 250 MHz, com um ganho variável segundo a frequência, dados no gráfico da figura 3.

 

Figura 3 – Desempenho do circuito
Figura 3 – Desempenho do circuito

 

A alimentação é feita com uma tensão de aproximadamente 20 V obtida de fonte regulada com zener. Como o consumo de corrente é muito baixo, um único diodo é suficiente para esta função, reduzindo a tensão retificada de um transformador de 12 +12 V.

 

MONTAGEM

Começamos por dar o circuito completo do amplificador na figura 4.

 

Figura 4 - Circuito completo do reforçador
Figura 4 - Circuito completo do reforçador

 

Como se trata de montagem crítica, é muito importante seguir a disposição mostrada na figura 5.

 

Figura 5 – Placa para a montagem
Figura 5 – Placa para a montagem

 

Esta disposição prevê o uso de conectores coaxiais para cabo deste tipo.

Podemos, entretanto, prever conectores ou barras de terminais para linha paralela de 300 Ω.

O conjunto deve ser instalado em caixa fechada e colocado junto ao receptor ou antena. Os componentes não são críticos mas algum cuidado deve ser tomado na sua escolha.

Os resistores são todos de 1/8 ou ¼ W e os capacitores cerâmicos de boa qualidade (plate ou disco). Os eletrolíticos são 35 V ou mais e os choques de RF são enrolados segundo as seguintes especificações:

XRF1 consta de 3 espiras de fio 24 ou 26 sem núcleo com diâmetro de 1cm. O comprimento do enrolamento é de 0,6cm.

XRF2 é um choque de RF de 100 µH do tipo "microchoque". Na sua falta enrole 100 voltas de fio esmaltado 32 num resistor de 1ook x ½ W.

O transformador de 12 +12 V é de baixa corrente com até 100 mA, já que o consumo da unidade é baixo. O diodo zener é de 400 mW ou 1W e seu valor não é crítico podendo ficar entre 18 e 22 volts, o que dá uma corrente máxima de 5 mA. O consumo do amplificador estará entre 5 e 10 mA.

O LED indicador de funcionamento é optativo.

 

PROVA E USO

Para provar a unidade basta ligá-la entre a antena e a entrada do televisor ou receptor de FM. Os cabos de ligação ao televisor ou receptor devem ser curtos com plugues previstos de acordo com o tipo de conexão ou então terminais.

Ligue o televisor num canal "fraco" e ligue em seguida o reforçador. O sinal deve melhorar. Não há necessidade de ajustes.

Se o contraste melhorar, mas persistir o "chuvisco", o problema de recepção é também devido a ruídos. Use então uma antena de maior ganho.

Para o receptor de FM. com a utilização do reforçador deve melhorar a indicação de sinal no S-meter no painel, se existir.

Para usar r aparelho é só ligá-lo quando for ouvir seu programa de FM ou ver TV.

 

Q1 - BFY90 - transistor para VHF e µHF

Dz - Zener de 20 Vx 400 mW ou 1 W

D1 - 1N4004 - diodo retificador

T1 - Transformador com primário segundo a rede local e secundário de 12 +12 V x 50 ou 100 mA

XRF1, XRFZ - ver texto

E1, E2 - jaques de entrada e saída de sinal (ver texto)

R1 – 15 k .- resistor (marrom, verde, laranja)

R2 -100 Ω - resistor (marrom, preto, marrom)

R3 - 6k8 - resistor (azul, cinza, vermelho)

R4 - 2k2 - resistor (vermelho, vermelho, vermelho)

R5 - 22 Ω - resistor (vermelho, vermelho, preto)

R6 - 1k2 - resistor (marrom, vermelho, vermelho)

R7 - 470 Ω - resistor (amarelo, violeta, marrom)

R8 - 820 Ω – 1 W resistor (cinza, vermelho, marrom)

R9 - 2k2 x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, vermelho) - opcional

LED 1 - LED comum - opcional

C1, C4 - 1nF - capacitor cerâmico

C2 - 47 pF - capacitor cerâmico

C3 - 1 nF - capacitor cerâmico

C5, C6 - 100 nF - capacitor cerâmico

C7 - 470 µF x 25 V - capacitor eletrolítico

C8 - 220 µF x 35 V - capacitor eletrolítico

C9 - 100 µF x 25 V - capacitor eletrolítico

S1 - Interruptor simples

Diversos: cabo de alimentação, fios, placa de circuito impresso, caixa para montagem, LED, fios esmaltados etc.

 

 

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Natureza e Livros
A natureza e os livros pertencem aos olhos que os vêem. (Nature and books belong to the eyes that see them.)
Emerson (Ensaios) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)