Os medidores da relação de ondas estacionárias ou (ROE) são instrumentos de vital importância na instalação de estações transmissoras. Eles verificam a transferência correta dos sinais do transmissor para a antena, que se indevida, causa perdas e outros problemas graves. Veja neste artigo como montar um.

Quando não existe um casamento correto de impedância entre a antena e o transmissor, parte dos sinais enviados para a antena reflete e volta ao transmissor, produzindo então as chamadas ondas estacionárias (Stand Waves) .

O resultado é que além de perdas, pois o sinal que reflete não é transmitido, este sinal pode sobrecarregar o circuito de saída do transmissor causando a queima de componentes importantes.

(Veja mais no artigo: TEL019 – Ondas Estacionária)

Assim, quando se instala um sistema de radio-transmissão, o principal cuidado para se obter seu funcionamento correto é garantir que não ocorram ondas estacionárias, ou seja, que a Relação de Ondas Estacionárias (ROE) seja a mais próximas quanto possível de 1:1.

Observamos que o termo Stand Wave Ratio ou SWR é o usado na literatura técnica de língua inglesa para designar o que ocorre neste caso.

Para medir a Relação de Ondas Estacionárias é possível contar com um aparelho muito simples que é intercalado entre o transmissor e a antena.

Este aparelho se baseia na detecção do sinal enviado e do sinal refletido, aplicando os dois a um instrumento indicador, através do qual pode ser feita a comparação.

Se os sinais forem iguais a relação será 1:1 e o sistema estará OK. Caso contrário o instrumento indica a diferença e, portanto, quanto maior, maiores serão as perdas.

Como o instrumento utiliza o próprio sinal, ele não necessita de fonte de alimentação.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 – Diagrama do medidor de ondas estacionárias
Figura 1 – Diagrama do medidor de ondas estacionárias

 

A montagem pode ser feita numa caixa plástica ou de metal e o instrumento é de 1 mA.

 

Figura 2 – Caixa para montagem
Figura 2 – Caixa para montagem