Em 2008, quando este artigo foi escrito já se falava nas novas tecnologias de rádio digital que estariam sendo desenvolvidas. O artigo anunciava isso e tratava das vantagens do rádio digital.

Com o advento da televisão, muitos acreditaram que isso seria o fim do rádio. No entanto, mesmo depois de muitas décadas, com a televisão passando por uma evolução constante rumo á transmissão em cores, o formato de alta definição, etc., o rádio não só sobreviveu e também apresentou diversas inovações. Do FM à transmissão estéreo, passamos para o rádio digital e agora, mais do que nunca o rádio, com novas tecnologias deve passar para uma nova fase de que trataremos nesse artigo.

 

Muitos pessimistas alegaram que a internet daria o golpe de misericórdia no rádio comum, tanto AM como FM, que simplesmente deixaria de existir, mesmo com a possibilidade de termos as transmissões digitais.

A possibilidade de se ouvir as estações preferidas via Internet, e aí deixa de se falar se elas são AM ou FM, mas simplesmente radiodifusão, difusão ou broadcasting, abre entretanto um novo mundo para o rádio.

As distâncias deixam de ser obstáculos para que possamos captar as estações preferidas, e o problema de interferências, ruídos, ou mesmo má qualidade de som são contornados com a alta qualidade do fluxo de dados pela Internet.

Sua estação de rádio AM, que na versão física tem apenas 1 kW de potência e mal cobre um raio de 100 km com boas condições de propagação, pode agora ser sintonizada em qualquer parte do mundo.

No entanto, a sintonia via PC de estações de rádio comuns, se bem que abra um novo mundo para as emissoras, têm também uma limitação que deve agora ser contornada, para felicidade dessas mesmas emissoras.

A programação basicamente é ouvida em um local fixo, ou seja, no PC, o que deixa essa modalidade de sintonia bem longe das vantagens que obtemos com os velhos radinhos de pilhas.

Celulares já incluem rádios FM, o que está se tornando cada vez mais comum, mas nesse caso, existem limitações.

O futuro do rádio está no uso de tecnologias sem fio hoje mais utilizadas em computadores e periféricos como a WiFi.

A idéia básica é a criação de produtos de rádio com tecnologia WiFi, como rádios portáteis e walkmans com acesso a qualquer roteador sem fio com acesso a internet, por exemplo, dentro de sua casa.

Dessa forma, você não precisaria mais estar com seu computador ligado para ouvir sua estação preferida e muito menos estar perto dele. O seu pequeno rádio portátil, agora digital e com tecnologia WiFi poderia sintonizar qualquer estação do mundo que tivesse seus serviços na interne, e elas são mais de 20 000 atualmente!

Do fundo de seu quintal numa cidade do norte do país você poderia sintonizar perfeitamente a pequena estação local de sua cidade natal do sul, com a mesma qualidade de som que você teria se estivesse a poucos quilômetros da emissora.

Empresas já estão trabalhando em chipsets que possibilitariam o desenvolvimento desses rádios digitais via Internet. O grande problema atualmente está na necessidade de um protocolo hoje bastante complexo, pois são diversas as tecnologias usadas na transmissão via internet pelas estações existentes.

No entanto, um rádio WiFi poderia no futuro também incluir outros serviços e outros recursos como a possibilidade de decodificar dados MP3, Windows Media, Real Media e outros.

Também é importante que os recursos dos sistemas usados garantam uma recepção desses equipamentos com uma qualidade satisfatória, sem interrupções ou quedas de conexão, além de recursos de memória que permitam manusear de maneira eficiente o fluxo de dados dos sinais de áudio e eventualmente informações sobre programas e outras coisas que certamente se tornarão possíveis.

Dentre essas coisas, que tornarão o rádio do futuro um produto muito mais completo e importante que o simples rádio de hoje, está a possibilidade de inclusão de serviços como textos de mensagens e informações num display, interação “on line”  com a estação sintonizada, com o ouvinte respondendo a enquetes e perguntas, e muito mais.

Os próprios recursos mínimos de um PC poderiam ser agregados nesse rádio como a possibilidade de buscar novas estações a partir do conteúdo de programas e o gerenciamento de uma lista de favoritos ou a gravação de um programa que poderia posteriormente ser repassado por E-mail para um amigo!

Tudo isso deve ser ainda somado com o fato de que, como a conexão é via internet, num pequeno radinho de uso local ou mesmo de bolso, será possível sintonizar mais de 20 000 estações!

A velha preocupação do congestionamento do espectro de radiodifusão que há muito assola os especialistas, deixaria de existir. Até mesmo as estações físicas poderiam deixar de funcionar num futuro em que apenas o rádio WiFi existirá, com muito mais vantagens, sem problemas de cobertura e muito mais.

Finalmente, seu PC poderia ser programado para gravar suas músicas preferidas ou programas que seriam apresentados em horários que você não pode ouvir, e seu radinho os acessaria no momento em que você estivesse pronto para isso, onde quer que você estiver...

Um novo mundo para o rádio, que não morreu, muito pelo contrário, pode retomar sua posição de destaque entre as mídias, com uma força quem deve derrubar por vez as opiniões dos maiores pessimistas.

E, indo além, com o crescimento do número de usuários, também vão crescer as estações que poderão operar com diversos canais (como na TV digital0, diversificando sua programação e dando emprego para mais profissionais...