Transmissor transistorizado potente de FM (TEL168)
O Site do Hardware Livre - OSHW

Transmissor transistorizado potente de FM (TEL168)

Com uma alimentação de 9 V este transmissor de duas etapas de RF de FM pode facilmente superar os 300 metros em campo aberto. Com a utilização de bobina apropriada podemos operá-lo na faixa de 2 m de radioamadores, utilizando assim, na sua recepção receptores de comunicações do tipo profissional com maior sensibilidade.

A alimentação pode ser feita tanto com 6 como com 9 V e como todos os componentes são pequenos, uma montagem compacta permite sua realização em pequenos volumes.

Usamos microfones de eletreto na modulação que, pela sua sensibilidade, permite a utilização do aparelho na escuta de conversas ou como microfone volante, em uma festa, por exemplo.

Uma característica importante deste circuito é a separação do estágio de saída do estágio oscilador. Isso permite que o aparelho tenha grande estabilidade. Podemos então segurar a própria antena durante a transmissão, sem que isso cause desvios da frequência com a perda da sintonia.

 

O circuito

A etapa osciladora e moduladora leva por base um transistor BF494, ou BF495, gerando um sinal de pequena intensidade cuja frequência é determinada por L1/CV.

Para a faixa de FM o trimmer CV é comum de base plástica ou porcelana e L1 consta de 3 ou 4 voltas de fio 20 ou 22 em forma sem núcleo de 1 cm de diâmetro.

Para a faixa de VHF entre 120 e 150 MHz a bobina terá de 20 a 3 espiras em fôrma de 1 cm com o mesmo fio.

O sinal gerado é retirado de uma tomada central da bobina para a etapa seguinte, de modo a minimizar os problemas de casamento de impedância que levam o circuito a instabilidade.

A modulação vem de um microfone de eletreto diretamente ligado na base do transistor. Como o microfone de eletreto já possui um transistor de efeito de campo interno. seu ganho é suficiente para uma ótima modulação sem a necessidade de qualquer etapa adicional de amplificação.

O sinal desta etapa é aplicado a uma etapa amplificadora de alta frequência com o transistor 2N2218. Este transistor opera como etapa aperiódica onde a >carga vem de um choque de RF cujo valor não é crítico, podendo ficar entre 10 e 100 pF.

Uma bobina "caseira" formada por 40 ou 50 voltas de fio esmaltado fio 30 ou 32 num resistor de 100 k resulta num choque de funcionamento normal para esta função.

Além de um bom isolamento, esta etapa provê uma amplificação de potência para o sinal e, com isso, um maior alcance para o transmissor. O sinal é aplicado a uma antena telescópica de 10 a 40 cm de comprimento.

Se o leitor tiver condições de ajustes de etapas sintonizadas, com grid-dip ou outro instrumento (medidor de campo) pode substituir XRF por um circuito sintonizado e ajustá-lo para o máximo rendimento.

Nestas condições o alcance do transmissor poderá ser aumentado, passando dos 500 metros em campo aberto.

 

Montagem

Na figura abaixo temos o diagrama completo deste transmissor.

 

Diagrama do transmissor
Diagrama do transmissor

 

A placa de circuito impresso sugerida é mostrada na próxima figura.

 

Placa para a montagem
Placa para a montagem

 

 

Os resistores podem ser de 1/8 ou 1l4 W e os capacitores são todos cerâmicos tipo disco.

O microfone de eletreto deve ser do tipo de dois fios de ligação e, preferivelmente, as bobinas L1 e XRF devem ficar em ângulo reto ou afastadas uma da outra.

Para as pilhas ou bateria deve ser usado suporte ou conector apropriado.

Eventualmente, o resistor R7 pode ser alterado para maior rendimento ou se houver tendência do transistor se aquecer. Não o reduza, entretanto, a menos de 5,6 Ω.

 

Ajuste e utilização

Para ajustar basta ligar a unidade a uns 3 ou 4 metros de rádio de FM sintonizado em frequência livre e ajustar o trimmer CV até que o sinal mais forte seja captado.

Pode haver a ocorrência de sinais mais fracos que logo somem quando nos afastamos um pouco mais do transmissor.

Se não for possível captar o sinal mais forte, tente alterar o número de voltas da bobina L1, ou então, mudar a frequência de recepção do rádio.

A antena deve ser um fio rígido de 10 a 40 cm para.melhor desempenho. Sugerimos uma antena telescópica.

Ao operar o aparelho, mantenha sempre a antena em posição vertical e evite movimentações bruscas.

Se notar o aquecimento do transistor 2N2218 aumente o valor de R7.

Para modificar o desempenho, caso note rendimento abaixo do esperado, experimente mudar de posição a ligação da tomada em L1.

O rendimento na modulação também pode ser alterado pela mudança de R1. Este componente poderá ter valores na faixa de 2k2 a 15 k. Faça experiências.

 

Q1 - BF494 ou BF495 - transistor de RF

Q2 - 2N2218 - transistor NPN de comutação

L1, CV - ver texto

XRF - 100 µH - ver texto

S1 - interruptor simples

B1 - 6 a 9 V - pilhas ou bateria

MIC - microfone de eletreto de dois terminais-

R1 -1O k - resistor (marrom, preto, laranja)

R2 -15 k - resistor (marrom, verde, laranja)

R3 -10 k - resistor (marrom, preto, laranja)

R4 -100 Ω - resistor (marrom, preto, marrom)

R5 - 47 k - resistor (amarelo, violeta, laranja)

R6 - 22 k - resistor (vermelho, vermelho, laranja)

R7 - 10 a 15 Ω - resistor (marrom, preto, preto)

C1. C5 - 100 nF - capacitor cerâmico

C2 - 4n7 - capacitor cerâmico

C3 - 5p6 - capacitor cerâmico

C4 - 100 pF - capacitor cerâmico

Diversos: caixa para montagem, placa de circuito impresso, suporte para pilhas ou conector, antena, fios, solda etc.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Servir
Servir só para si é não servir para nada. (Cest nétre bon rien de nétre bon qu soi.)
Voltaire (1694 - 1778) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)