A rádiogoniometria consiste na localização de uma estação emissora de rádio pelos próprios sinais emitidos. Por triangulação, captando o sinal em dois pontos e determinando sua direção de origem, podemos estabelecer exatamente sua localização, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Usando os sinais para localizar uma estação
Figura 1 – Usando os sinais para localizar uma estação

 

Os pequenos rádios transistorizados também podem ser usados como goniômetros, permitindo a localização das estações que captam.

O fato é que a bobina de ferrite em seu interior, que funciona como uma antena apresenta características de diretividade que podem ser aproveitadas.

Conforme mostra a figura 2, a bobina captará com maior intensidade os sinais que incidirem em ângulo reto, e com muito menor intensidade os sinais que vierem paralelos ao seu eixo.

 

Figura 2 -  O rádio como goniômetro
Figura 2 - O rádio como goniômetro

 

A mudança de volume, constatada quando girar mos um rádio em torno de um eixo para que a bobina fique nas duas posições indicadas, é facilmente percebida.

Deste modo, ao ouvir uma estação, gire o rádio até o obter o mínimo de volume e até mesmo o cancelamento. Neste momento, a bobina estará apontando para a direção de onde vem o sinal.

Se na sua localidade você tiver dificuldade em orientar uma antena de TV, por não saber de onde vêm seus sinais, pode, com este método, usar uma estação de rádio AM como referência para determinar a direção para onde ficará voltada a antena.