O mercado de acessórios para telefones celulares cresce constantemente e muitas coisas que não precisávamos antes, nos contentando com o simples telefone celular, hoje começam a ser indispensáveis.

No entanto, precisamos tomar cuidado ao adquirir e usar alguns acessórios, principalmente ficarmos atentos a alguns vídeos alarmistas que visivelmente são montagens e que circulam pelo Youtube assustando muita gente.

Telefones que explodem diante da câmera de vídeo com um usuário aparecendo depois enfaixado são exemplos de “montagens”. Quem se submeteria a uma gravação com um telefone junto ao ouvido sabendo que ele iria explodir! Somente um ingênuo acreditaria que não foi montagem.

Mas, existem realmente os acessórios perigosos.

Um deles é o chamado carregador “turbo” que acelera a carga, evidentemente pela aplicação de uma corrente mais intensa que a normal. Ora, se levarmos em conta que a corrente de carga normal é dimensionada pelo fabricante para que não sobrecarregue a bateria, principalmente evitando o seu aquecimento excessivo, uma corrente maior, aquecendo mais do que o suportado pode fazer a bateria explodir.

Outro acessório muito comum é o próprio carregador que, em muitos casos, de marcas duvidosas podem não ter as devidas proteções e controle que evitam problemas na carga.

A carga de uma bateria de celular é um processo sensível devendo ser feita dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante. Esse processo não só determina quantas vezes sua bateria pode ser carregada normalmente, fixando assim sua vida útil como também a segurança evitando que ela se aqueça demais e venha a explodir. Cuidado, portanto, com os acessórios.