O Site do Hardware Livre - OSHW

A Evolução da Tecnologia do Controle (TP016)

Assistindo filmes muito antigos, do tempo de Flash Gordon nos anos 40, a plateia ficava impressionada como o herói do filme e outras pessoas se aproximavam de uma porta e com um gesto faziam com que ela se abrisse. Milagre da tecnologia que eles achavam que um dia seria possível e realmente, em nossos dias, é uma coisa tão comum que ninguém repara na tecnologia envolvida.

TP016S

Quando você chega ao shopping e a porta se abre quando você se aproxima, nem mesmo fazer um gesto é necessário, como nos filmes de Flash Gordon. A porta possui um sensor que “vê você” através do calor de seu corpo e comanda o sistema de abertura. Mas, se os sensores infravermelhos piroelétricos como são chamados, são comuns, temos também outras tecnologias de controle que evoluem rapidamente rumo a recursos que cada vez mais vão nos integrar com todos os tipos de equipamentos que podemos imaginar. Uma tecnologia que hoje está em alta é a da touch screen ou tela de toque, usada em celulares, tablets, terminais de bancos e muito mais.

Nossos dedos funcionam como as placas de um capacitor e quando tocamos numa tela com sensores transparentes espalhados por sua superfície, elas podem detectá-los pela alteração elétrica que provocam.

O sensor afetado tem então suas coordenadas na tela lidas e essa informação passa aos circuitos que então saberá onde estamos tocando e com isso o que desejamos fazer: ligar um ícone, arrastar uma figura, ampliar ou reduzir uma imagem. Já está disponível uma evolução desta tecnologia que é o acompanhamento dos olhos do usuário do equipamento através de uma micro-câmera no aparelho.

Num tablet, por exemplo, esta câmera monitora o movimento de seus olhos quando você lê um texto, e quando você chega ao fim da página ela automaticamente passa para a página seguinte. Olhando fixamente para um detalhe na imagem da tela, ela percebe e o amplia sem a necessidade de se fazer qualquer movimento.

Qual é a próxima etapa? O controle pela mente, sem dúvida. Quando pensamos, nosso cérebro é percorrido por correntes elétricas tênues que, no entanto, podem ser detectadas e se soubermos interpretá-las, poderemos usá-las para controlar qualquer coisa.

Pense em mudar de canal sua TV e ela o fará, pense em acessar um determinado site pelo seu tablet e ele o fará, pense em discar um número no seu celular e ele se encarregará disso. Impossível? Também era para nossos avós, abrir uma porta com um simples gesto...

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Amigo
O único prêmio da virtude é a virtude; a única maneira de ter um amigo é sê-lo. (The only reward of virtue is virtue; the only way to have a friend is to be one.)
Emerson (1803 - 1882) - Ensaios - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)