Imaginem, um circuito eletrônico tão pequeno quanto a cabeça de um alfinete feito de um material fantástico, chamado metamaterial, capaz de deflexionar os raios de luz “ao contrário” e permitir que a corrente elétrica se propague em velocidades fantásticas. Com essa nova tecnologia, os chips comuns vão ser substituídos por outros, feitos desses materiais, possibilitando a construção de computadores milhões de vezes mais rápidos que os atuais e muito mais. Como isso é possível?

Num chip comum, como os usados nos computadores de hoje, as velocidades de operação são muito grandes, isso porque as correntes elétricas no interior do material de que são feitos, o silício, têm de percorrer distâncias muito pequenas. Na realidade, as correntes nos chips são lentas, da ordem de poucos centímetros por segundo, mas mesmo assim, é possível realizar milhões ou mesmo bilhões de operações por segundos. Essa baixa velocidade das correntes nos chips é hoje a principal limitação para a criação de computadores mais rápidos.

 

No entanto, cientistas descobriram que é possível criar ondas de elétrons que em lugar de percorrer os circuitos dos chips por dentro do material, o fazem pela sua superfície, como as ondas na superfície de um lago. Não tendo os mesmos obstáculos internos que as correntes internas encontram, as ondas são milhões de vezes mais rápidas, pois se propagam na velocidade da luz. Os cientistas denominaram essas ondas de “plasmons” e uma nova ciência surge com possibilidade de substituir a velha eletrônica: a plasmônica.

 

Para que novas aplicações sejam possíveis usando essas ondas, entretanto novos materiais têm de ser criados e novamente os cientistas entraram em ação com os denominados “metamateriais”. Esses materiais possuem propriedades fantásticas como a de deflexionar um raio de luz “ao contrário”, pois apresentam o que até então na física era considerado impossível: têm um índice de refração negativo.

 

Juntando os metamateriais com a plasmônica já foi possível construir um transistor que é 400 000 vezes mais rápido que o mais rápido dos transistores usados hoje nos chips dos computadores atuais! Com um chip usando essa tecnologia será possível ter computadores milhares de vezes mais rápidos do que os atuais, além de aumentar numa proporção fantástica a velocidade de tudo que depende da transmissão e processamento de dados.

 

Será possível, por exemplo, com a maior facilidade, ter imagens de alta definição em tempo real no celular ou enviar e receber arquivos pela Internet com uma velocidade fantástica. Seu computador vai carregar o Windows em fração de segundo, evitando aquela espera tediosa que hoje ocorre até que ele esteja pronto para funcionar. E, mais que isso, você vai poder assistir ou baixar os programas da TVSPL em fração de segundo e assistí-los com imagem de alta definição e som estéreo, sem problemas...

 

 

 

(*) Artigo Publicado originalmente nos Jornais São Paulo Leste, Gazeta Penhense e Gazeta de São Miguel em julho de 2007. O artigo, entretanto ainda é atual, pois a cada dia novas descobertas estão sendo feitas neste campo.