Um tema em discussão permanente é o que envolve a transmissão de energia sem usar fios. Já discutimos esse tema em outros artigos de nosso site, numa abordagem mais técnica.

No entanto, o tema está sempre em alta e muitas tecnologias estão sendo tentadas para se conseguir enviar energia sem fio, mas os resultados obtidos só são satisfatórios para aplicação a curtas distâncias, como carregadores de celulares e outras.

 

A tecnologia para enviar grandes quantidades de energia a longas distâncias sem fio envolve muitos problemas técnicos.

Ela já nos livrou da infinidade de fios que se embaraçavam por trás de nossos computadores, impressoras, modems e tudo mais. Agora é tudo sem fio, a tecnologia do wireless. No entanto, essa tecnologia ainda não nos livrou dos fios que carregam energia para que esses equipamentos funcionem. Será o próximo passo.

O grande problema está no fato de que para transmitirmos informações ou dados, como ocorre no caso dos computadores e seus periféricos, não precisamos de muita potência. Alguns milésimos de watt são suficientes para cobrir alguns metros. Isso não ocorre com a energia elétrica que alimenta aparelhos, quando precisamos transmitir dezenas, centenas ou milhares de watts.

A densidade da transmissão coloca em perigo também as pessoas próximas que ficam sujeitas a campos perigosos para a saúde. Tesla foi um dos primeiros que pensou em usar ondas produzidas por suas poderosas bobinas de alta tensão para espalhar energia sem fio por tudo mundo, mas deparou com problemas técnicos e financeiros intransponíveis.

Arthur Clarke foi outro que imaginou a transmissão de energia através de feixes de LASER no seu livro As Fontes do Paraíso, processo que hoje em dias está mais próximo de se tornar viável. Assim, já existem várias tecnologias que já podem ser usadas em pequena escala para transmitir energia sem fio.

Por exemplo, temos sistemas que carregam os celulares sem a necessidade de conectores. Apoiando-se o celular numa base especial ela transfere energia para sua bateria através de um campo magnético.

Microondas e LASER já têm sido testados para transmitir energia para satélites e até existe um plano audacioso da NASA que consiste em colocar em órbita da terra gigantescos painéis solares que concentrariam a energia em feixes de LASER que seriam enviados para a terra. Em escala menor, ainda temos muitas dificuldades pelos processos atuais disponíveis. Muita energia significa campos elétricos e magnéticos intensos na transmissão e estarmos imersos neles dentro de nossas casas quando alimentamos nossos equipamentos é um problema que ainda não foi resolvido.

Talvez nos próximos anos como acabaram os fios de telefone, modem, etc. também deixem de existir as tomadas nas paredes.

 

(*) Este artigo foi originalmente publicado em 2012 na revista Novitá, mas o tema ainda é atual. Fizemos atualizações em 2018.