A história não é nova, havendo diversas notícias sobre o fato em jornais dos Estados Unidos e da Europa nos últimos 50 anos. Segundo relatos, diversas pessoas depois de tratamentos dentários começaram a "ouvir" coisas sem saber, de onde estranhas vozes e sons provinham.

Deixando as explicações sobrenaturais, o que se descobriu é que, a presença de metais em próteses dentárias, se esses metais não forem apropriados, pode fazer com que eles funcionem como junções semicondutoras, ou seja, diodos capazes de detectar sinais de rádio.

Ocorre que o nervo auditivo passa próximo dos nervos que vão até os sentes, e uma interação entre eles não deve ser descartada. Assim, excitando com sinais detectados nos dentes, o nervo auditivo, as pessoas podem ouvir coisas, ou seja, sintonizar estações de rádio.

É exatamente o que ocorre com linhas telefônicas analógicas que passando perto de estações transmissoras acabam detectando os sinais que passam a ser ouvidos nos fones.

Exploramos este fato numa aventura do Prof. Ventura em nosso site, em que uma pessoa começou a ouvir coisas depois de um tratamento dentário justamente porque morava perto da antena de uma rádio AM. Essa estória foi escrita baseada totalmente em fatos reais.

 


 

No Japão foram realizados estudos que podem levar, um dia, a termos telefones celulares implantados nos dentes. O microfone estaria embutido e o fone seria uma conexão como nervo auditivo. A discagem seria feita falando-se o número depois de ser dada uma senha.

Não me perguntem sobre a bateria, como seria recarregada, mas alguns engraçadinhos, quando falei disso numa palestra, sugeriram que provavelmente a pessoa deveria sentar-se no carregador por algumas horas...