Impacto da Tecnologia (IMP000)
O Site do Hardware Livre - OSHW

Impacto da Tecnologia (IMP000)

Nunca em tanto tempo que escrevemos sobre eletrônica e suas tecnologias se observou um impacto tão grande das novas tecnologias no nosso modo de vida e até mesmo no próprio ser humano. 

Desde há muitos anos, na verdade, desde que escrevemos sobre eletrônica nos anos 60, em artigos diversos temos mostrado que a eletrônica gradativamente se aproxima do ser humano de uma forma muito rápida tendendo mesmo a entrar em nosso corpo.

Com a aceleração dos desenvolvimentos tecnológicos isso já é uma realidade e a eletrônica deixo de ser utilizada em aplicativos que o homem usa a uma certa distância para cada vez mais estar em contato com seu próprio corpo, interar-se com seu organismo através de meios convencionais e agora numa fase importante, penetrar em seu organismo.

Já se fala em uma Simbiotec ou seja, uma simbiose entre o organismo vivo e o ser humano, levando-nos a uma nova espécie de vida, como evolução natural do ser humano rumo ao que seria a vida artificial totalmente de silício como exploram alguns escritores de ficção científica.

O telefone celular já faz parte de nossa vida e cada vez se intera com nosso organismo através de sensores e em breve será um apêndice de nosso corpo.

Chips implantáveis, em breve estarão dentro de nosso corpo integrando-se diretamente com a internet no que já se denomina IoP (Internet das Pessoas ou Internet of People) de que já falamos em outros artigos.

Estamos realmente preparados para o impacto que tudo acarreta? Na verdade, o impacto praticamente não está sendo notado para aqueles que estão permanentemente “ligados” nas novas tecnologias e as utilizam.

A cada lançamento de novo tipo de celular com novos recursos, simplesmente descarta-se o anterior e poucos se lembram do que seu celular de 4 ou 5 gerações anteriores tinham. Não percebem a aproximação do novo tipo cada vez maior do seu próprio corpo e sua interação maior com seu modo de vida.

Para onde vamos é o que pretendemos explorar nesta nova seção em que comentamos as novas descobertas e inovações tecnológicas e como elas podem influi no nosso modo de vida.

Nos nossos mais de 60 anos escrevendo sobre tecnologia temos uma visão bastante ampla de tudo que ocorre neste intervalo e para os anos anteriores é relativamente fácil tratar. Naquela época eram necessários anos para que uma novidade afetasse de modo decisivo nossas vidas. Isso ocorre todos os dias.

Neste seção trataremos não apenas das novidades atuais, como das novidades que um dia ocorreram e impactaram o mundo, como também de nossas perspectivas, ensaiando um pouco de futurismo, se bem que seja perigoso fazer isso de forma muito contundente.

De fato, muitos autores de ficção acertaram em suas previsões, mas muitos erraram por não contar em sua linha de visão do tempo com quebras devido a descobertas totalmente inesperadas ou a criação de tecnologias totalmente impactantes.

Enfim, é a nossa opinião de uma forma diferente da que temos na seção de Nossa Opinião que continuará tratando das novidades do site.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Televisão
A televisão matou a janela.
Nelson Rodrigues - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)