Você fuma demais ou tem algum outro tipo de vício, por menor que seja, e do qual gostaria se ver livre mas não consegue? Por que não pedir auxílio para a eletrônica com um circuito simples que colocará no seu subconsciente a idéia de deixar o vício de maneira totalmente indolor e inofensiva? Como tudo isso é possível? Se todas as perguntas que fizemos nesta introdução deixaram o leitor intrigado então este artigo certamente vai ser do interesse do leitor. Nele, descrevemos um interessante dispositivo eletrônico que ajuda a eliminar vícios nos momentos em que você ouvir música ou mesmo estiver dormindo apelando para mensagens subliminares emitidas de modo automático.

 

A idéia de se aprender no sono com o envio de mensagens constantes ou ensinamentos por meio de fones ou mesmo um alto-falante de travesseiro tem sido bastante explorada principalmente por escolas de idiomas.

 

Ensino de idiomas
Ensino de idiomas "durante o sono".

 

No entanto, a idéia de que a repetição contínua de uma mensagem de desestímulo à prática de algum vício, sobreposta à música ou mesmo a um programa comum, parece ter uma boa consistência.

Assim, o que propomos neste artigo é um aparelho de mixagem e emissão automática de uma mensagem que possa ajudar o leitor a eliminar alguma forma de vício como, por exemplo, o de fumar.

O que temos então é um mixer controlado que mistura os sinais de duas fontes, a do programa normal que o leitor costuma ouvir, por exemplo de um toca-discos, CD-player ou mesmo um gravador com o sinal de um segundo gravador onde mensagens de desestímulos são gravadas, conforme mostra a figura 2.

 

Eliminador de vícios.
Eliminador de vícios.

 

O segundo gravador deve ser do tipo que tenha o interruptor de acionamento no microfone, cujo jaque vai ser usado para se fazer o acionamento automático. Isso significa que o usuário poderá ajustar o circuito de acionamento de automático para que de tempos em tempos, durante a audição da música sejam mixadas mensagens que o ajudem como, por exemplo: "Pare de fumar!" "Fumar é prejudicial a saúde!" "Eu sou um idiota, pois continuo fumando", e assim por diante.

O circuito é alimentado pela rede de energia e não exige modificações nos aparelhos de som com o qual funcionar. Tudo que o leitor precisa é dos cabos que serão conectados para formar o sistema na hora de usar.

No entanto, também pode ser usado um pequeno amplificador para "pillowfone" ou seja, o alto-falante de travesseiro caso a "terapia" deva ser feita durante as horas de repouso.

 

Características:

  • Tensão de Alimentação: 110/220V CA
  • Consumo: menor que 5 W
  • Impedância das entradas: 47k e 47 ?
  • Nível do sinal de saída: 0 a 1 Vpp
  • Impedância de saída: 1 k
  • Temporização:faixa de intervalos - 5 s a 3 m / faixa de duração das mensagens: 5 s a 1 m

 

COMO FUNCIONA

Na figura 3 temos um diagrama de blocos que representa o aparelho.

 

Diagrama em blocos do aparelho.
Diagrama em blocos do aparelho.

 

O primeiro bloco representa o circuito de mixagem que utiliza um transistor de efeito de campo de junção (JFET) e um transistor bipolar comum. Este mixer tem excelente rendimento e fidelidade, não afetando deste modo a qualidade do som do sistema com o qual vai ser usado.

Na entrada E1 é ligada a fonte de som que pode ser a saída de um CD-player de um toca-discos ou de qualquer outro aparelho de som que tenha saída para fones. Eventualmente, conforme a outra entrada, pode ser necessário ligar um resistor de carga de 47 ? se esta saída não admitir a operação sem uma carga de baixa impedância. Isso será facilmente notado, pois o aparelho tenderá a uma distorção nestas condições.

Na outra entrada (E2) é ligado o gravador em que as mensagens são gravadas numa fita numa boa sequência e em grande quantidade.

Os níveis dos sinais, ou seja, da música e da mensagem são ajustados em P1 e P2, enquanto que P3 ajusta o nível do sinal de saída para excitar o amplificador final.

O amplificador final vai ser escolhido pelo leitor conforme o modo de utilizar o sistema.

Pode ser usado o amplificador normal se seu sistema de som para escuta em alto-falante, no entanto, o ideal é empregar um pequeno amplificador de áudio agregado ao circuito e que exige fones de ouvido ou mesmo um alto-falante de travesseiro.

Na figura 4 damos uma sugestão de um pequeno amplificador alimentado pelos mesmos 12 V que pode ser usado junto com o sistema.

 

Amplificador para fone ou pequeno alto-falante com o LM386.
Amplificador para fone ou pequeno alto-falante com o LM386.

 

A emissão da mensagem em intervalos regulares é feita por meio de um temporizador que tem por base um circuito integrado 555.

O tempo em que a saída permanece no nível alto depende da soma dos valores ajustados em P4 e P5 além dos resistores R8 e R9 e do capacitor C7.

Já o tempo em que a saída permanece no nível baixo depende somente de R8 e P5, além do capacitor C7.

O que fazemos então é acionar um relé que coloca em ação o gravador quando a saída está no nível baixo e que é menor do que o tempo no nível alto. O tempo no nível alto determinará o intervalo entre as emissões da mensagem.

Evidentemente, o ajuste dos dois tempos pode ser feito numa ampla gama de valores, conforme as mensagens gravadas nos dois potenciômetros.

Com um pouco de cuidado, as mensagens gravadas poderão ter uma duração constante de modo que nos cortes e ativações não ocorram truncamentos.

A fonte de alimentação utiliza um transformador que isola o aparelho da rede de energia e com isso garante total segurança de funcionamento.

 

MONTAGEM

Na figura 5 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama completo do aparelho
Diagrama completo do aparelho

 

A placa de circuito impresso para esta montagem, com a disposição dos componentes é mostrada na figura 6.

 

Placa de circuito impresso.
Placa de circuito impresso.

 

Para montagens deste tipo é sempre interessante ter antes os componentes em mãos pois as dimensões de alguns deles podem variar sensivelmente conforme o fabricante e isso eventualmente pode exigir pequenas alterações do layout da placa.

Os resistores são todos de 1/8W com 5% ou mais de tolerância e os capacitores menores podem ser de poliéster ou cerâmicos. Os capacitores maiores são eletrolíticos com tensão mínima de trabalho indicada na lista de materiais.

Os cabos de entrada e saídas de sinais ligados a E1, E2 e S devem ser blindados para que não ocorram zumbidos no som.

O cabo de J1 não precisa ser blindado, pois ele controla corrente contínua e não sinais. Os potenciômetros são comuns e os jaques devem ser de acordo com os cabos usados. Sugerimos o emprego de jaques P2 para E1, E2 e S e para J1 um jaque do tipo miniatura, do mesmo tipo usado no controle do microfone do gravador.

O transformador deve ter enrolamento primário conforme a rede de energia e secundário de 12+12V com corrente entre 300 e 500 mA.

O circuito integrado regulador de tensão 7812 deve ser dotado de um pequeno radiador de calor que nada mais é do que uma chapinha de metal dobrada em "U" e presa ao seu corpo por meio de parafuso com porca.

O LED é vermelho comum e o relé admite equivalentes, como por exemplo o G1RC2 de menor custo, mas que, como tem formato diferente exige alterações no desenho da placa.

Todo o conjunto pode ser montado numa caixa plástica conforme sugestão de disposição de controles, entradas e saídas, mostrada na figura 7.

 

Sugestão de caixa para montagem.
Sugestão de caixa para montagem.

 

Para maior segurança tanto o circuito integrado 555 como o relé podem ser montados em soquetes DIL.

 

PROVA E UTILIZAÇÃO

Na figura 8 temos o modo como os diversos dispositivos e este aparelho devem ser interligados.

 

Ligação do aparelho aos periféricos.
Ligação do aparelho aos periféricos.

 

Na entrada E1 deve ser ligada a saída da fonte de programa ou seja, a saída de fones de um sistema de som, CD-player, walkman ou outro aparelho. Utilize um cabo blindado com jaques de acordo com a saída do aparelho que fornece os sinais e a entrada E1.

Na entrada E2 ligamos o gravador em que está a fita com a mensagem anti-vício. O gravador deve ser deixado no início da fita na posição PLAY. O jaque J1 deve estar ligado por meio de um cabo ao jaque menor que controla o gravador.

A saída S será ligada a um amplificador de som comum mono ou a um pequeno amplificador de fones de ouvido ou alto-falante de travesseiro.

Inicialmente, sem o jaque J1 conectado, ligue o sistema e ajuste P1, P2 e P3 para obter a reprodução da música e mensagem nos níveis desejados.

Se houver distorção talvez seja necessário ligar um resistor de 47 ? em E1 como em E2.

Depois conecte J1 e ajuste P4 e P5 para ter as mensagens nos intervalos desejados.

Feitos os ajustes é só usar o aparelho e... adeus vício!

 

Semicondutores:

CI-1 - 555 - circuito integrado, timer

CI-2 - 7812 - circuito integrado, regulador de tensão

Q1 - BF245 - transistor de efeito de campo JFET

Q2 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Q3 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral

D1, D2, D3 - 1N4002 ou equivalente - diodos de silício

LED - LED vermelho comum


Resistores: (1/8W, 5%)

R1, R3 - 100 k ?

R2 - 47 ?

R4 - 10 k ?

R5, R9 - 4,7 k ?

R6 - 1 k ?

R7 - 1,5 k ?

R8 - 2,2 k ?

P1, P2 - 47 k ?

P3 - 1 k ?

P4 - 470 k ?

P5 - 100 k ?


Capacitores:

C1, C2 - 470 nF - poliéster ou cerâmico

C3 - 22 µF x 12V - eletrolítico

C4 - 10 µF x 12 V - eletrolítico

C5 - 1 000 µF x 16V - eletrolítico

C6 - 1 000 µF x 25 V - eletrolítico

C7 - 100 µF x 12V - eletrolítico


Diversos:

K1 - MCH2RC2 - Relé de 12V

T1 - Transformador com primário conforme a rede local e secundário de 12+12V x 300 mA

F1 - 500 mA - fusível

E1, E2, S - jaques do tipo P2

J1 - Jaque miniatura

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios blindados, botões para os potenciômetros, cabo de força, suporte de fusível, radiador de calor para CI-2, fios, solda, etc.