O Site do Hardware Livre - OSHW

TCC Pensando no Meio Ambiente (MA120)

Soluções que se preocupam com o meio ambiente, soluções verdes como também poderíamos chamar podem ser muito interessantes ao se pensar num tema para um trabalho de conclusão de curso. Neste artigo, dirigidos aos que estão na fase de escolher um bom TCC, este artigo pode dar ideias interessantes.

A tecnologia, principalmente a ligada à eletrônica, é responsável por muitos problemas que afetam o meio ambiente e, ao mesmo tempo, pode também ajudar a solucioná-los.

Esses dois fatos podem servir de base para temas muito interessantes para os que estão concluindo seus cursos na área de tecnologia, seja ela ligada diretamente aos componentes e sua reciclagem, quer seja pela solução que a tecnologia estudada pode resultar.

Temos então duas possibilidades que devem ser analisadas: a) solucionar com tecnologia problemas ligados ao meio ambiente, com a criação de equipamentos ou sua utilização prática para evitar os problemas e b) evitar os problemas que a utilização indevida ou o descarte de equipamentos eletrônicos traz.

Vamos dar algumas sugestões que podem ser analisadas para se chegar a alternativas, temas semelhantes ou dar ideias.

 

Solução de problemas usando tecnologia

Existem muitos problemas criados pelas atividades humanas, não especificamente pela tecnologia que tem um impacto sobre o meio ambiente, causando sua alteração e trazendo perigo para nossa existente.

Temos, por exemplo, as emissões de gases, produção de lixo, poluição visual e sonora, alteração do meio ambiente, uso indiscriminado de substâncias não degradáveis que precisam ser descartadas, impactos da atividade humana no eco sistema.

Trabalhos que minimizem o impacto destes problemas, ou mesmo ajudem a reduzir sua presença podem ser muito importantes, não apenas como TCC. Mas até resultando em soluções práticas com retorno financeiro para seus criadores.

Um TCC bem elaborado que resulte numa solução ou produto pode ser o ponto de partida para que o criador ou criadores abram seu próprio negócio após a formatura.

Muitas empresas se formaram a partir dos TCCs de seus criadores que tiveram uma ideia que tinha potencial econômico grande.

Filtros contra poluição ambiente, desde os que possam ser colocados na fontes emissoras até os que possam ser usados em residências são ideias interessantes para analisar.

Filtros para água que aproveitem a ozonização, ionização ou outros efeitos, com cuidados para que não ocorram efeitos colaterais, também consistem em ideias interessantes de projetos.

Aparelhos que reciclem de modo automático os materiais cujo descarte seja prejudicial à natureza como plásticos, óleo de cozinha, detergente e outros.

Que tal trabalhar num filtro que consiga depositar o detergente da água de descarte de pias, lavadoras e tanques permitindo que a água devolvida à natureza seja livre destes polientes tão prejudiciais à natureza?

 

Figura 1 – Efeito dos detergentes nas águas descartadas nos rios (Foto do Tiete em São Paulo)
Figura 1 – Efeito dos detergentes nas águas descartadas nos rios (Foto do Tiete em São Paulo)

 

Que tal criar uma nova utilização para placas de circuito impresso ou componentes que sejam descartados, por exemplo, lâmpadas queimadas ou pneus?

Mas, um tema muito importante que envolve meio ambiente é o relacionado com uso da energia. Uso consciente da energia, protegendo o meio ambiente pode resultar em excelentes projetos.

Eles envolveriam sistemas alternativos de geração de energia como a energia eólica e energia solar, aproveitamento da água da chuva com purificadores eletrônicos, gerenciadores de consumo doméstico e muito mais.

Muitas ideias podem surgir e, como sempre tratamos, uma conversa com colegas de outras áreas de atuação como biologia, química, mecânica, eletrotécnica, etc. pode levar a “brain storms” com ideias muito interessantes.

Sempre defendemos a necessidade de que as atividades profissionais, com o uso de tecnologia que avançam para outros campos além da eletrônica, passem as fronteiras de uma única disciplina.

 

Evitar problemas causados pela tecnologia

Este é outro setor que pode resultar em ideias interessantes para a criação de soluções e produtos que não agridam o meio ambiente.

Uma ideia interessante que nos ocorreu, e que já está sendo estudada é a que envolve a iluminação pública.

Constatou-se que a excessiva iluminação pública, principalmente de parques e regiões próximas a reservas animais está afetando a vida de muitos de seus habitantes, tanto do mundo animal como vegetal.

A iluminação excessiva, principalmente com componentes do azul afeta o ritmo circadiano, não apenas nos humanos, como também no próprio mundo animal e vegetal.

Que tal pensar em lâmpadas apropriadas a estas aplicações? Os próprios seres humanos também são afetados e a criação de soluções pode resultar em produtos importantes. Uma lâmpada contra a insônia, por exemplo, é algo a se pensar...

Até que ponto os campos magnéticos criados por fios elétricos afetam pessoas e o meio ambiente, principalmente animais e vegetais dos locais por que passam?

Quais são os tipos de produtos e campos criados por aparelhos que poderiam ser evitados para não afetar o meio ambiente?

Estas são apenas algumas questões que podem gerar trabalhos interessantes ou mesmo pesquisas levando a soluções, produtos e muito mais.

Um TCC não é apenas um trabalho que mostra que os seus realizadores tiveram aproveitamento no curso que seguiram. Um TCC é muito mais que isso.

O TCC é uma contribuição do aluno à ciência e a tecnologia, onde ele deixa sua marca, mostrando que ele pode fazer algo pela sociedade, pela natureza e em alguns casos, como sugerimos pela preservação do meio ambiente.

Lembre-se que seu trabalho fica para a posteridade e que ele será consultado por outros que vierem que poder]ao tomá-lo como ideia, aperfeiçoá-lo e certamente citá-lo.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Depois do Carnaval (OP188)

Dizem que as coisas em nosso país só começam a andar depois do carnaval. Pode ser para alguns, mas para nós, elas continuam como sempre: andando antes do carnal, no carnaval e depois do carnaval. De fato, continuamos a trabalhar nesses dois períodos no mesmo ritmo de sempre criando coisas novas que todos os dias entram tanto em nosso site em português, como em suas versões em espanhol e em inglês.

Leia mais...

Oradores
Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes os que não abusam dele. (Ceux qui ont Le Don de La parole et qui son orateurs ond em main um grand instrument de charlatanisme: heureux sils nem abusent pás.)
Sainte-Beive (1804-1869) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)