O Site do Hardware Livre - OSHW

Efeito Backster (MA068)

Em 1966, Cleve Backster, um operador de polígrafos da polícia de Nova York teve a idéia de ligar o seu aparelho a uma planta. A descoberta que se seguiu foi notável: a planta apresentava reações muito semelhantes às que eram obtidas com pessoas e outros seres superiores, indicando não só a existência de um sistema sensorial avançado nos vegetais como também a existência de capacidades ainda desconhecidas, que envolviam até mesmo ciências paranormais.


 

 

O resultado das revelações de Backster assombraram o mundo, e em muitos locais foram realizados vastos programas de experiências procurando saber um pouco mais das “reações elétricas” das plantas e até hoje os resultados destas pesquisas ainda são controvertidos.

As pesquisas desenvolviam-se basicamente com a ligação de eletrodos nas folhas das plantas, obtendo-se tensões que eram registradas durante longos períodos e sob as condições mais diversas para posterior análise. Um dos efeitos das reações das plantas demonstrados publicamente envolvia justamente um conversor tensão/freqüência.

Ligado à folha de uma planta, este aparelho traduzia as reações da planta em sinais de áudio que depois de amplificados, podiam ser ouvidos num alto-falante.

Com a aproximação de objetos, toque, contato com a água a planta “mudava" de comportamento, emitindo sons que muitos até tentaram associar a “gritos”.

Para os que se interessarem mais sobre este fascinante assunto, sugerimos a leitura do livro “A Vida Secreta das Plantas", de Peter Tompkins e Christopher Bird que eventualmente pode ser encontrado em sebos.

 


 

 

 

Opinião

Novidades de Janeiro de 2018 (OP176)

Já com ano correndo à pleno vapor, apenas esperando começar as aulas, já temos muito em que pensar e muito o que fazer. Na realidade, nunca paramos, e mesmo nas férias (que não tiramos a não ser para viagens curtas) produzimos muito, como os leitores poderão ver.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Talento e Gênio
O talento sem gênio é pouca coisa. O gênio sem talento não é nada. (Le talent sans gênie est peu de chose, Le gênie sans talent nest rien.)
Paul Valéry (1871 - 1945) - Miscelânea - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)