Hoje podemos contar com diversos recursos mecatrônicos que facilitam a montagem de robôs, principalmente no que se refere à parte mecânica.

Assim, adquirimos pela internet uma Base Arduino cujo preço na ocasião, inferior a R$ 100,00 nos chamou a atenção, dada a possibilidade de desenvolvimento de outros projetos, como o Robô de Combate, Robô Segue a Linha e muitos outros.

O robô é o encontrado no Mercado Livro e informações podem ser obtidas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

A base

A base, que vem na versão original com duas caixas de redução e motores de 9 V tem uma roda dianteira livre. Os motores podem ser controlados independentemente o que permite a sua utilização em diversos tipos de projetos.

Os projetos podem ser desde o mais simples, como o nosso robô de combate em que não temos circuitos eletrônicos, intermediários como o controle do robô escova sendo adaptado, e pelos que estão mais avançados, projetos usando microcontroladores como o Arduino ou outro.

Na foto a base com o circuito do robô-escova instalado em sua versão mais simples usando ponte de terminais.