Este artigo foi retirado do meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos e também de artigos anteriores em outras publicações, com pequenas atualizações (*). Ele mostra uma ponte H combinando a função Flip-flop R-S, ideal para controlar motores CC e pode ser usada como um shield.

 

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

A configuração mostrada pela Figura 1 é uma ponte H que é controlada por botões ou sensores, operando como um flip-flop. Tocar SW1 faz o motor funcionar para frente. Pressionar momentaneamente SW2 faz o motor funcionar para trás. Para inverter a direção do motor novamente, basta pressionar SW1 momentaneamente.

 

Figura 1 - Ponte H do flip-flop
Figura 1 - Ponte H do flip-flop

 

   R1 e R2 são escolhidos de acordo com o ganho de Q1 e Q2. Veja MEC127 para mais detalhes.

   O transistor bipolar e os MOSFETs de potência são escolhidos de acordo com a corrente drenada pelo motor. Se os motores potentes devem ser controlados, os transistores devem ser montados em dissipadores de calor. O circuito pode ser alimentado por suprimentos na faixa de 9 a 15 V.