Este é um interessante circuito integrado ideal para a elaboração de shields de controle de motores de corrente contínua com corrente de até 1 A. Na verdade, diversos shields comerciais fazem uso deste componente. Neste artigo, baseados no datasheet do próprio componente da ST Microelectronics mostramos o funcionamento e uso deste útil componente.

MEC526S

O circuito integrado L293b e L293e da ST Microelectronics consiste em deivers de motores de corrente contínua e outras cargas de até 1 A, disponíveis em dois invólucros, conforme mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Os invólucros
Figura 1 – Os invólucros

 

A disponibilidade nestes tipos de invólucros facilita seu uso no desenvolvimento de projetos numa matriz de contatos. Os invólucros têm respectivamente 16 e 20 pinos.

Os dois tipos usam os quatro pinos centrais para condução de calor que pode ser feita numa área cobreada maior da placa de circuito impresso.

Cada canal é controlado por lógica TTL o que facilita seu uso direto como shield para microcontroladores. Na figura 2 temos a pinagem deste circuito integrado para os dois tipos de invólucros.

 

Figura 2 - Pinagem
Figura 2 - Pinagem

 

Na figura 3 temos os circuitos equivalentes para os dois tipos e os diagramas típicos de aplicação, obtidos no próprio manual da ST.

 

Figura 3 – Diagrama funcional
Figura 3 – Diagrama funcional

 

A tabela abaixo mostra as características elétricas. Mais pode ser obtido no datasheet disponível no site da ST e mesmo em outros lugares da Internet. Para compra sugerimos a busca dos tipos específicos e datasheet no site da Mouser Electronics.

 


 

 

Para acionamento temos abaixo a tabela verdade.

 

Tabela verdade
Tabela verdade

 

Uma primeira aplicação é mostrada na figura 4 consistindo num controle para dois motores. Junto ao diagrama é dada a tabela de controle.

 

Figura 4 – Controle de dois motores
Figura 4 – Controle de dois motores

 

Uma segunda aplicação prática é mostrada na figura 5 onde o dispositivo funciona como uma ponte H para correntes até 1 A. A tabela de controle é dada junto ao diagrama.

 

Figura 5 – Controle bidirecional
Figura 5 – Controle bidirecional

 

Na figura 6 temos o controle de um motor de passo bipolar. O circuito é do próprio datasheet do componente.

 

Figura 6 – Controle de motor de passo bipolar
Figura 6 – Controle de motor de passo bipolar

 

Observe que neste circuito a corrente máxima por enrolamento é de 300 mA.

O L293 deve ser dotado de dissipador de calor que tanto pode ser externo como formando uma área cobreada na placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 7. A solução de dissipador externo também é mostrada nesta figura.

 

Figura 7 – Dissipando o calor
Figura 7 – Dissipando o calor

 

 

Conclusão

A solução dada por este componente é interessante num projeto em que a corrente não seja mais elevada. Para correntes maiores sugerimos o uso do L298 explorado no MEC525.