O Site do Hardware Livre - OSHW

Indicador de Posição (MEC044)

A posição de um objeto distante como, por exemplo, uma porta, uma alavanca ou o nível de uma bóia de um reservatório, podem ser verificados com a ajuda deste simples aparelho. Nas demonstrações em feiras de ciências ele pode ser mostrado como um sensor de posição remoto usando o mesmo princípio dos equivalentes usados em aplicações industriais e em robótica.

Numa escala de um instrumento é estabelecida a correspondência entre a posição da agulha e a posição de um objeto que vai ser acoplado ao sensor que consiste num simples potenciômetro.

O circuito é alimentado por uma única pilha comum e seu consumo é extremamente baixo. Pode ser incluído no circuito um interruptor para ligar e desligar a sua alimentação.

A faixa de indicações deste aparelho depende do ângulo que o eixo do potenciômetro pode girar, normalmente entre 200 e 270 graus.

O ajuste da escala é feito por meio de um trimpot e o fio que vai até o potenciômetro indicador remoto pode ter até mais de 100 metros de comprimento.

 

COMO FUNCIONA

O circuito é na verdade um indicador da resistência de um potenciômetro. Como esta resistência depende da posição de seu cursor, podemos associar a resistência medida à posição do objeto acoplado ao eixo do potenciômetro.

Para medir a resistência temos então uma pilha que funciona como fonte de energia, um resistor de limitação de corrente e um trimpot de ajuste, o próprio potenciômetro que serve como sensor e o instrumento indicador que consiste num microamperímetro.

As características do microamperímetro é que determinam os valores dos demais componentes que são todos ligados em série. Isso significa que, dependendo das características dos componentes usados especificamente do instrumento indicador pode ser necessário alterar o trimpot e o próprio potenciômetro sensor.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do indicador.

 


 

 

 

Como se trata de montagem bastante simples e não crítica ela pode ser realizada usando uma ponte de terminais como chassi, conforme indica a figura 2.

 


 

 

O instrumento é um microamperímetro de 100 a 300 uA de fundo de escala. O resistor é de 1/8 watt e o trimpot é comum. O potenciômetro remoto deve ser linear.

Para a alimentação usamos uma única pilha, mas o aparelho também pode ser alimentado com 3 V de duas pilhas já que os suportes de duas pilhas são mais fáceis de obter.

 

PROVA E USO

Para experimentar o aparelho e ajustá-lo, coloque P2 na posição de menor resistência e ajuste P1 para que a agulha do instrumento vá até o final da escala, ou seja, tudo para a direita.

Depois, fixe P2 no objeto que deseja monitorar a posição e ajuste a escala de M1, anotando cada posição do eixo de P2 e a corrente correspondente no instrumento.

Na experiência mostre que as diversas posições do cursor do potenciômetro dadas pelo objeto (uma alavanca, por exemplo) podem ser conhecidas simplesmente olhando a agulha do instrumento.

 

O QUE EXPLICAR

O instrumento serve para indicar a posição de objetos distantes. Ele pode ser usado para monitorar o nível de água de um reservatório ou a posição de uma máquina, porta ou outro objeto distante.

Explique seu princípio de funcionamento.

 

OUTRAS APLICAÇÕES

Você pode usar este aparelho para saber o nível de água de sua caixa de água, acoplando uma bóia no sensor remoto, ou seja, de modo que ela atue sobre o eixo do potenciômetro. Tenha cuidado em proteger o potenciômetro para que ele não molhe.

 

M1 - 0 - 200 uA - microamperímetro

P1 - 100 k ohms - trimpot

P2 - 1 M ohms - potenciômetro

R1 - 10 k ohms - resistor - marrom, preto, vermelho

B1 - 1,5 V - 1 pilha pequena

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilha, fios, solda, etc.

 

Publicado originalmente em 1997

 

Opinião

Chegamos a 2018 (OP175)

Muitas coisas são prometidas para este ano. Temos a esperança de que ocorram mudanças onde elas devem ocorrer e esperamos que o desenvolvimento tecnológico de nosso país avance de modo a podermos estar emparelhados ou à frente dos principais países do mundo. Isso depende de nós e para ajudar neste propósito continuamos a fornecer mais e mais conteúdo para nosso site.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Tempo
Tempo é dinheiro. (Time is Money.)
Teofrasto (1372-2877 a.C.) provérbio inglês inspirado numa frase de Teofrasto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)