Existem casos em que se deseja controlar uma carga de alta potência utilizando um interruptor ou sensor de baixa capacidade de corrente e ainda num circuito de baixa tensão. A solução ideal é a que faz uso de um TRIAC num circuito como o sugerido aqui.

O circuito apresentado permite usar um interruptor de baixa corrente e de baixa tensão como um microswitch, reed-switch ou outro no controle de uma carga de alta potência, através de um TRIAC.

Com o TRIAC usado cargas de vários ampères (6) podem ser controladas com facilidade, a partir de correntes da ordem de 20 a 50 mA, conforme o valor de R2.

A ideia básica é usar um transformador para baixar a tensão da rede e usar a baixa tensão para alimentar o circuito de disparo através do interruptor ou sensor.

O circuito é mostrado na figura 1, utilizando poucos componentes comuns e de baixo custo.

 


 

 

C1 e R1 formam um circuito “snubber” evitando a geração de harmônicas e transientes na linha, principalmente se a carga comutada for indutiva.

O transformador tem primário de acordo com a rede local e secundário de 6 a 9 V com corrente entre 150 e 300 mA.

S1 é um interruptor ou sensor para uma corrente de pelo menos 100 mA. Evidentemente, em função da carga controlada o TRIAC deve ser montado num radiador de calor.

TRIACS sufixo B são indicados para a rede de 117/127 V e sufixo D para a rede de 220/240 V. Outros TRIACS, para maiores intensidades de corrente podem ser usados, lembrando que R2 determina a intensidade da corrente de disparo.

Observamos que a mesma configuração pode ser usada com SCRs para o circuito terá um controle de apenas meia onda. Uma possibilidade para o uso de SCRs consiste em se adicionar uma ponte conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Os diodos dessa ponte devem ser dimensionados para suportar a corrente de carga e ter uma tensão inversa de pico (PIV) de pelo menos 200 V no caso da rede de 117/127 V e pelo menos 400 V no caso da rede de 220/240 V.

 

Triac – TIC226 B ou D – ver texto

D1 – 1N4002 – diodo de silício

R1 – 100 Ω x 1/8 W – resistor

R2 – 68 a 100 Ω x ½ W – resistor

C1 – 100 nF – capacitor de poliéster x 400 V

C2 – 100 µF x 12 V – capacitor eletrolítico

T1 – Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 a 9 V – 150 mA ou mais

S1 – Sensor ou interruptor (reed, micro, etc)

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, fios, solda, radiador de calor para o TRIAC, caixa para montagem, etc.