Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes usando sensores e células fotoelétricas.

Luz Noturna Automática

Encontrei este circuito numa revista inglesa de 1978, mas o circuito pode ser montado com facilidade, bastando usar transistores BC548 em lugar dos originais. Apenas o transistor Tr2 eventualmente deve ser o BD135 se o relé exigir mais de 200 mA.O transformador é de 6 + 6 V com 200 mA ou mais. O que o circuito faz é acionar o relé que acende uma lâmpada quando escurece.

 


 

 

Interruptor Fotoelétrico

Este circuito foi obtido na publicação 101 Electronics Projects de 1979. O circuito pode ser montado facilmente, pois todos os componentes são comuns. Quando a luz do LED que incide no foto-transistor é estabelecida, pela retirada de um objeto que existe entre eles, o relé fecha seus contactos. O relé pode ser de 6 ou 12 V conforme a alimentação, o foto-transistor de qualquer tipo e Q2 um BC548.

 


 

 

Fotômetro Diferencial – 741

Este circuito de fotômetro com LDR e amplificador operacional foi encontrado numa Elemenatry Electronics, revista americana de 1980. Ele ainda pode ser montado com o par de transistores BC558 e BC548 para a saída. Com ele é possível calibrar um potenciômetro com diversas intensidades de luz, obtendo-se o nulo dos LEDs quando ela for alcançada. O circuito é alimentado por 2 baterias de 9 V e tem um consumo muito baixo. O potenciômetro pode ter valores entre 10k e 1 M dependendo da intensidade da luz que se deseja medir.

 


 

 

Indicador de Nível de Luz

Este circuito é de uma publicação de 1978, mas pode ser montado com transistores BC548. Para o comparador, podemos usar o LM339 em lugar do µA710, que já não pode ser encontrado com facilidade. O sensor pode ser qualquer foto diodo. O circuito usa uma escala com lâmpadas de 12 V. Elas podem ser substituídas por LEDs com resistores de 470 Ω em série. A alimentação do circuito é feita com 15 V;

 


 

 

Fotômetro Logarítmico

Este circuito foi encontrado numa documentação de 1996. Trata-se de um fotômetro com uma escala logarítmica de medidas de intensidade de luz, o que permite medir desde intensidades muito pequenas até a luz do dia. O sensor é um LDR comum e a alimentação pode ser feita com tensões de 5 ou de 6 V. Os ajustes são feitos em dois trimpots.

 


 

 

Interruptor Crepuscular

Com o desaparecimento da luz que incide no LDR, o relé fecha seus contatos acionando um sistema de iluminação. O circuito foi obtido numa publicação de 1979 e o transistor pode ser o BC548. O LDR é de qualquer tipo e a tensão do relé depende da tensão usada na alimentação. O trimpot de ajuste pode ser de 47 k Ω e o amplificador operacional admite equivalentes.