Na nossa série Banco de Circuitos publicamos grande quantidade de circuitos práticos de aparelhos de todos os tipos. Assim, temos edições sobre fontes, displays, LEDs, alarmes, circuitos automotivos, rádios, transmissores e muito mais. No entanto, temos em nosso estoque milhares de circuitos práticos, na verdade, mais de 7 000 no momento em que escrevemos este artigo, assim mesmo reunindo uma grande quantidade deles nas nossas edições sobra muito, e na nossa programação, alguns deles vão demorar muito para sair. A solução encontrada é então fazer algumas seleções e colocar no site como esta em que escolhemos alguns projetos interessantes de osciladores.

 

Oscilador de 18 MHz em Contrafase (2)

Este circuito gera sinais de 18 MHz com a bobina indicada, mas pode ser alterada esta frequência com bobinas apropriadas. O circuito é de uma revista espanhola e pode ser montado com transistores BF245 ou MPF102. A alimentação é feita com uma tensão de 12 V. Os capacitores devem ser cerâmicos.

 


 

 

 

Oscilador de 1 kHz Duplo T com o 741

Esta configuração de oscilador de duplo T pode empregar ouros operacionais e a tensão de alimentação de fonte simétrica pode variar entre 6 e 12 V. O circuito gera um sinal senoidal de 1 kHz. Veja na seção de matemática para a eletrônica como calcular os componentes para que o circuito gere sinais de outras frequências. O circuito é de um livro de Newton C. Braga.

 


 

 

 

Oscilador Ponte de Wien de 1,5 a 16 kHz kHz com Operacional

Encontrado numa Hands On Electronics de 1995, este circuito gera um sinal senoidal cuja frequência depende de C1 e C2. Veja na seção de matemática para eletrônica como calcular estes componentes assim como R1 e R2 para outras faixas de frequências. A alimentação pode ficar entre 6 e 12 V. Os transistores podem ser os 2N2222 ou BC548. O circuito dá outra opção de estabilização do sinal gerado.

 


 

 

 

Oscilador Senoidal 555

Na figura temos uma forma simples de se obter sinais (quase) senoidais a partir de um circuito integrado 555 operando como astável. A freqüência depende de R1 e C1, segundo fórmulas que podem ser obtidas na seção de matemática do site e o capacitor de filtro na saída depende da freqüência, devendo ser experimentados na faixa de 470 nF a 100 µF, conforme a freqüência do sinal senoidal. A alimentação deve ficar entre 5 e 15 V e a corrente máxima é da ordem de uns 20 mA. O resistor também depende da forma de onda e da corrente exigida pelo circuito alimentado

 


 

 

 

Oscilador TTL Senoidal e Retangular

Este circuito é de uma revista americana Popular Electronics de março de 1991. O circuito produz sinais tanto retangulares como senoidais até 10 MHz, dependendo do cristal utilizado. Pode-se também utilizar um transistor BC548 em lugar do original. Os capacitores ajustam o ponto de oscilação e também a forma de onda do sinal senoidal. A alimentação deve ser feita com uma tensão de 5 V.

 


 

 

 

Oscilador de Duplo T com Regulagem por Diodo

Este circuito é de uma Electronics Now de 1995. Ele gera um sinal senoidal de 1 kHz. Veja na seção de matemática para eletrônica como calcular os componentes do duplo T para outras frequências. A alimentação pode ficar entre 6 e 12 V e outros operacionais podem ser testados. O trimpot ajusta o ponto de oscilação e também permite gerar oscilações amortecidas se R3 for diminuído e o trimpot aumentado para 10k.